Após quatro meses, obra de revitalização da Gare está 29% concluída

Foto: João Alves (prefeitura de Santa Maria)

Após quatro meses, a obra de revitalização da Gare está 29% concluída. O serviço começou em 20 de novembro de 2023 e tem previsão de entrega para maio deste ano. Mais de R$ 5 milhões estão sendo investidos na reforma, que é realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo. Após o término da obra, a Gare será ocupada por espaços culturais e gastronômicos. Um edital para selecionar a empresa que fará o uso do local para essas atividades está sendo elaborado.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O que prevê a obra

  • Restauração da estrutura arquitetônica
  • Recomposição da cobertura dos pavilhões onde não existem mais telhas
  • Instalações de calhas, rufos, dutos e tubos de queda
  • Instalação de rampa de acesso
  • Instalações elétricas que deverão prever nova entrada de energia com subestação 
  • Instalações hidráulicas, de água e esgoto
  • Serviços de Prevenção de Controle Contra Incêndio (PPCI)
  • Revisão das esquadrias e ferragens
  • Pintura interna e externa em toda a estrutura, bem como das esquadrias e das estruturas metálicas da área chamada lanternim
  • Instalação de bancos, floreiras e lixeiras nas áreas externas

Neste momento, os serviços estão concentrados na finalização do piso de concreto e da cobertura do lanternim (local que abriga a locomotiva e os vagões). No pavilhão 1, estão sendo feitos os acabamentos na cobertura e a restauração das esquadrias. No pavilhão 2, o piso do concreto é executado. Também já foi iniciada a cobertura do pavilhão 3.

Por meio de nota, a prefeitura informou que “por ser um serviço complexo, diante do valor histórico e arquitetônico da antiga estação de trem, os trabalhos têm sido extremamente minuciosos para garantir a preservação das características da edificação, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae) e valorada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Isto é ainda mais presente nas áreas onde se faz necessária a restauração em madeira, como as esquadrias, os assoalhos e a escada do sobrado”.

Foto: João Alves (prefeitura de Santa Maria)

A revitalização da Gare

A Gare da Viação Férrea é tombada como patrimônio histórico em nível municipal, estadual e nacional. O espaço é formado por quatro pavilhões, inaugurados a partir de 1900. Antigamente, na estação ferroviária, funcionavam, além de escritório e venda de passagens, armazéns, restaurantes e sanitários. Com o tempo, o local passou a sofrer com o descaso, sendo alvo de atos criminosos, como incêndios.

Quem mora em Santa Maria desde, pelo menos, a década de 90, sabe que a revitalização da Gare, com a preservação da memória ferroviária da cidade, era uma promessa antiga. A obra, que teve início em 20 de novembro de 2023, está sendo custeada com verbas próprias do município e com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa II). No total, o investimento é de R$ 5.549.852,20.

Leia mais

Imagem: Divulgação

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo gaúcho lança sistema de atualização periódica sobre serviços essenciais após temporais Anterior

Governo gaúcho lança sistema de atualização periódica sobre serviços essenciais após temporais

Temporal com ventos de 81 km/h provoca queda de árvores e destelhamento de residências em Santiago Próximo

Temporal com ventos de 81 km/h provoca queda de árvores e destelhamento de residências em Santiago

Geral