Uma operação conjunta das forças de segurança promoveu uma revista geral e cumprimento de mandados na Penitenciária Estadual de Santa Maria na quarta-feira (26). A ação ocorreu na galeria C da casa prisional, onde também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP). Foram apreendidos nove aparelhos celulares, diversas baterias, carregadores e fones de ouvido, 11 facas artesanais e uma quantia de substância semelhante à maconha.
A iniciativa contou com cerca de 45 policiais penais, entre integrantes do Grupo de Intervenção da 2ª Região (GIR-2), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária, do Canil Regional e de servidores da Pesm. 25 agentes atuaram pela Polícia Civil e uma equipe de três bombeiros do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Santa Maria.
Após onda de assassinatos, Polícia Civil intensifica cumprimentos de mandados

Ao Bei, o titular da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) delegado Marcelo Arigony, afirma que, após a onda de assassinatos neste mês de abril, a Polícia Civil intensificou em cerca de 66% os cumprimentos de mandados de busca e apreensão.
Em março foram cumpridos 20 mandados, e até a quinta-feira (27), já foram 30 mandados cumpridos pela Delegacia só neste mês de abril. Destas, mais da metade na Pesm: 14 no dia 5 de abril, e outras 6 ações nesta ação no dia 26. As buscas visam auxiliar na elucidação dos crimes investigados.
– Estes mandados de busca visam encontrar objetos que tenham relação com os fatos investigados para ajudar nos crimes que estão sob investigação, especialmente armas, munições, e no caso das penitenciárias, aparelhos de celular. Nós seguimos trabalhando, as linhas de investigação de vários casos são bastante concretas, e pretendemos, nos próximos dias, ter algumas novidades significativas com relação ao esclarecimento dos últimos crimes – declarou Arigony.