Últimos dias para inscrever a tua rua no Dia do Vizinho 2025

Mateus Rossato

Arquivo Pessoal

O tradicional Dia do Vizinho está de volta e vai movimentar as ruas de Santa Maria no dia 17 de agosto de 2025, das 9h às 15h. Promovido pelo Grupo Diário, com apoio da Prefeitura de Santa Maria, o evento tem como principal objetivo fortalecer os laços de convivência, estimulando a integração, o companheirismo e o espírito comunitário entre os moradores.

Faltam poucos dias para o fim das inscrições, mas ainda é possível participar. As inscrições podem ser feitas neste link. A inscrição é gratuita e exclusiva para ruas localizadas em Santa Maria. 

Cada rua participante deve indicar um coordenador e um colaborador, ambos com idade mínima de 18 anos. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (55) 3213-7183 ou diretamente no setor de eventos do Grupo Diário, em horário comercial. As 40 primeiras ruas inscritas e com participação validada receberão o Kit Dia do Vizinho, com materiais para auxiliar na organização da confraternização. O kit inclui: 1 camiseta tamanho G, 115 bandeirolas, 22 balões, 1 faixa em lona, 2 refrigerantes de 2L, 1 pacote de 500g de erva-mate Ximango, 1 pacote de 500g de maionese, 1 pacote de 1kg de arroz tipo 1, 1 pacote de balas, 1 pacote de milho para pipoca e 1kg de farinha de trigo Maria Inês.

A entrega dos kits será realizada no dia 13 de agosto, às 18h30, na sede do Grupo Diário (Estrada RST 287, nº 4975 – Bairro Camobi, Santa Maria/RS). Moradores de ruas que participaram da última edição já estão se preparando para esse ano. A expectativa é enorme, conforme os organizadores que conversaram com a reportagem.

Arquivo Pessoal

Na expectativa para a festa:

“Para nós foi muito gratificante participar da edição passada, onde foi nossa primeira vez! Os moradores mais antigos, ficaram realizados com o evento, e isso nos motivou a fazer uma edição ainda mais especial esse ano. Ser premiado como a rua mais solidária, foi ótimo, pois entendemos que temos moradores engajados em ajudar o próximo! E isso é o mais importante!”, destacou Maria Coradina Cendon da Silva, organizadora da Rua Fidélis Coelho, no Bairro Juscelino Kubistchek. 

Depois de mais de 17 anos, a vizinhança da Rua Silva Jardim, no bairro Menino Deus, voltou a celebrar o Dia do Vizinho com força total. “Retomamos com o apoio da minha mãe, Carmen Reni, que foi uma das organizadoras nos anos 80 e 90, e do amigo Moisés Rosa”, conta uma das líderes do grupo. 

A festa, que marcou época na Praça Elias Sallin Farret com café coletivo, gincanas, torneios, enfeites nas ruas e a famosa “Boneca do Dia do Vizinho”, foi resgatada com entusiasmo. “Muitos dos antigos organizadores já se foram, como Gelsi, Neida e Julieta, mas mantemos vivo esse legado”, contou Luiza Scheffer Barros.

Desde o retorno da programação promovida pelo Grupo Diário e parceiros, a rua tem sido destaque. Em 2023 e 2024, conquistaram o troféu de melhor programação, com atrações como o Bloco das Poderosas, apresentações artísticas e o concurso da Brotinho do Dia do Vizinho.

“Estamos reunidos novamente, animados, mesmo com a agenda ainda indefinida. Quem sabe, pelo terceiro ano, vem mais um troféu?”, brinca a organizadora. “O mais importante é ver os vizinhos juntos, de todas as idades, fazendo a festa acontecer.”


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Podcast jurídico estreia com foco em prevenção, resolução de conflitos e informação acessível Anterior

Podcast jurídico estreia com foco em prevenção, resolução de conflitos e informação acessível

Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira Próximo

Inscrições para o Enamed 2025 vão até quarta-feira

Últimas