parabéns!

São Sepé e São Vicente do Sul completam 143 anos hoje

da redação


Fotos: Divulgação
São Sepé (à esquerda) e São Vicente do Sul (à direita) estão em festa nesta segunda-feira

O aperto nas finanças municipais não tiraram o brilho das comemorações de aniversário de São Sepé e São Vicente do Sul, que completam hoje 143 anos de emancipação político-administrativa. O ponto alto da programação desta segunda-feira, em São Sepé, será o show da dupla César Oliveira e Rogério Melo, enquanto em São Vicente, o destaque será para a Banda Sinfonia.

A apresentação de César Oliveira e Rogério Melo, artistas premiados e reconhecidos no cenário cultural gaúcho, foi bancada pela Unidade Sesc/Senac de São Sepé em parceria com o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho e prefeitura. Além da dupla, subirão ao palco Zizi Machado e Fabiane Brum e o Grupo Tchê Chaleira. Os shows são de graça e começam a partir das 17h, em frente à Fundação Cultural.

Abrigo Oscar Pithan é uma das entidades assistenciais que serão beneficiadas pelo Santa Maria Destaques 2019

Já em São Vicente, a atração de hoje, a partir das 16h, será a Banda Sinfonia. A apresentação será durante mateada que acontecerá na Praça Borges de Medeiros, onde também haverá atrações para as crianças, como a instalação de brinquedos.

- Mantivemos a programação de aniversário, mesmo com as dificuldades financeiras - ressalta o prefeito de São Vicente, Paulo Flores (MDB).

São Vicente passa por um momento difícil, a exemplo de outras prefeituras, mas, atualmente, está com as finanças equilibradas, apesar de dificuldades para pagar em dia os salários do funcionalismo.

ECONOMIA
Com base econômica no agronegócio, São Vicente tem 83% do seu Produto Interno Bruto (PIB) baseado na agricultura e na pecuária. Por isso, os produtores dependem do clima, que, neste ano, não ajudou os plantadores de soja, por exemplo. Já na pecuária, o prefeito lembra que o município já teve um rebanho de 140 mil cabeças e hoje esse número está em, aproximadamente, 80 mil. 

O Executivo atualizou a planta de valores (que estabelece parâmetros para cobrança de impostos de bens imóveis), atualizou o cadastro de imóveis e espera incrementar os cofres públicos a partir de 15 de maio, quando começa a entrada do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O prazo se encerra em 30 de junho.

Em São Sepé, o prefeito Léo Girardello (PP) enfrenta como principal problema a questão previdenciária. A prefeitura desembolsa R$ 750 mil por mês só pagar dívidas passadas com o fundo próprio de aposentadorias e pensões dos servidores, além da contribuição, também mensal, de 13%.

- Não há empresa no mundo que aguente pagar essa conta. Se não houver reforma da Previdência, os municípios vão quebrar - afirma Girardello.

Por outro lado, o prefeito sepeense comemora o desempenho da economia local, apesar da crise nacional. Segundo ele, isso ocorre devido a uma série de iniciativas do Executivo, como a liberação de alvarás em até cinco dias. Das 1.725 empresas existentes no município, 785 surgiram nos últimos seis anos, conforme Girardello, o que representa 45% do total.

- Nosso crescimento é no ritmo chinês. Estamos crescendo 5% ao ano - ressalta o prefeito.

PROGRAMAÇÃO 
São Sepé

Hoje

  • 9h - 1º Campeonato Municipal de Futevôlei, nas dependências da Sociedade Esportiva e Recreativa Iguaçu (Sebi)
  • 17h -Shows com Zizi Machado e Fabiane Brum, César Oliveira e Rogério Melo e Grupo Tchê Chaleira, em frente à Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, na Rua Plácido Gonçalves, 1.508, de graça

Amanhã

  • 20h - Baile de aniversário, no Clube Bento Gonçalves

São Vicente Do Sul

Hoje

  • 16h - Mateada com show da Banda Sinfonia e outras atrações, como pracinha de brinquedos para as crianças, na Praça Borges de Medeiros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Viaduto de São Sepé será parcialmente interditado Anterior

Viaduto de São Sepé será parcialmente interditado

Cemitério de São Sepé é alvo de vandalismo Próximo

Cemitério de São Sepé é alvo de vandalismo

são sepé