fé e turismo

16 capitéis são reformados no interior de Faxinal do Soturno

18.398

Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno (Divulgação)
A coordenadora de Cultura da prefeitura, Vanessa Baccin (à direita) lidera o trabalho de resgate

Espalhados por diversas localidades do interior de Faxinal do Soturno, 16 capitéis (pequenas capelas) são registros de fé e esperança, além de comporem o patrimônio histórico do município. Desde o início de julho, as construções passam por reformas. O trabalho inclui limpeza, restauração e pintura e é realizado por uma empresa terceirizada, com recursos próprios da prefeitura.

Comissão define datas, horários e local da Semana da Pátria

A previsão é que o serviço seja concluído até o final deste mês, de acordo com as condições do tempo. Os capitéis são pintados de forma padronizada, com paredes em dois tons de amarelo, um mais claro e outro mais escuro, aberturas (portas e janelas) em branco e a cruz, que, geralmente, está no topo da construção, em prata.

Conforme o prefeito Clovis Alberto Montagner (Progressistas), a recuperação dos capitéis também inclui um resgate da história destas edificações. A iniciativa pretende fomentar o turismo depois da pandemia.

- Será feito um roteiro para facilitar o acesso aos capitéis. Também iremos reunir informações sobre cada local, para que os visitantes possam conhecer a história por trás de cada uma destas construções - explica.

Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno (Divulgação)
Capitel na Linha Formosa foi um dos primeiros a serem restaurados pelo projeto

Os 16 capitéis estão distribuídos nas comunidades de Novo Treviso, Linha do Moinho, Sítio dos Mellos, Linha Guarda Mor, Sítio Alto, Linha Simonetti, Linha Saxônia, Linha Formosa e Vila Jardim e Chapadão.

Leia outras notícias de Faxinal do Soturno

Quem tiver alguma informação para contribuir com este resgate histórico pode entrar em contato com a coordenadora de Cultura, Vanessa Baccin, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Rua Sete de Setembro, 790), pelos telefones (55) 3263-2518 e (55) 9 9642-5185 ou ainda pelo e-mail [email protected].

NOVA PALMA

Na cidade vizinha, pelo menos 10 capitéis do interior de Nova Palma foram restaurados por uma iniciativa que envolve a prefeitura, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a comunidade.

As estruturas estão distribuídas em diversas localidades e duas delas foram reconstruídas por completo. Assim como Nova Palma, Faxinal do Soturno faz parte do Geoparque Quarta Colônia, um projeto de extensão multidisciplinar da universidade. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Casa de Faxinal reabre neste domingo para comércio de produtos da agroindústria

Próximo

Sistema de videomonitoramento de Faxinal do Soturno será inaugurado quarta-feira

faxinal do soturno