história de cinema

Polícia recupera em Cruz Alta punhal usado no filme 'O Tempo e o Vento'

Foto: Polícia Civil (divulgação)

Parece mais um roteiro de um filme que se passa nos pampas gaúchos, mas a história que aconteceu em Cruz Alta é real. Após mais de cinco anos desaparecido, a Polícia Civil conseguiu recuperar nesta sexta-feira um punhal raro usado nas gravações do filme O Tempo e o Vento (2013) na cidade de Érico Veríssimo, autor da série de livros que deu origem ao filme de Jayme Monjardim. 

O item, forjado especialmente para a história por um dos mais tradicionais cuteleiros do país, Don Cássio Selaimen, seria leiloado logo após o término das filmagens do filme, e o valor arrecadado seria revertido para a Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre. Entretanto, misteriosamente o punhal desapareceu. 

Foto: divulgação
No filme, punhal aparece nas mãos do personagem Pedro Missioneiro, que, quando criança, foi interpretado por Matheus Costa 

Durante investigações, a arma, avaliada por colecionadores em cerca de R$ 25 mil, foi localizada em Cruz Alta . Conforme o delegado Josuel Muniz, o punhal pode ter sido furtado na cidade cenográfica de Santa Fé, no interior de Bagé, ou no set de filmagens no Rio de Janeiro. Ele foi parar nas mãos de um morador da cidade de Érico Veríssimo, após ele ter adquirido a peça em um leilão virtual. Em depoimento a polícia, o cruzaltense afirmou que não sabia que a arma era furtada, já que adquiriu de uma empresa tradicional de leilões de antiguidades e peças raras.  

Agora, a polícia vai apurar como o item desapareceu e foi parar na casa de leilões. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Seminário em Cruz Alta irá debater ações para o combate à violência

Cruz Alta vai reabrir o Restaurante Popular em maio Próximo

Cruz Alta vai reabrir o Restaurante Popular em maio

cruz alta