obituário

Morre o bispo emérito de Cruz Alta Dom Frederico Heimler

da redação

O Bispo Emérito de Cruz Alta, Dom Frederico Heimler, faleceu na manhã desta quarta-feira, no Hospital da Unimed em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, aos 76 anos. Ele estava internado desde o dia 20 de outubro, após ter sofrido um AVC. Desde o domingo, ele estava na Unidade de Terapia intensiva (UTI).

Desde 2014, quando renunciou à Diocese de Cruz Alta, Dom Frederico estava residindo na Casa Dom Bosco, da Congregação dos Salesianos, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ele esteve 12 anos à frente da Diocese de Cruz Alta. 

TRAJETÓRIA DE DOM FREDERICO

Dom Frederico, natural de Unterlammerthal, na Alemanha, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1942. Veio para o Brasil em outubro de 1960, como missionário alemão. Foi ordenado presbítero no dia 12 de junho de 1970 e ordenado bispo em 31 de janeiro de 1999, com o lema: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres" (Lc. 4,18). Assumiu a Diocese de Cruz Alta em 16 de junho de 2002. 

Em 1963, Dom Frederico formou-se em Filosofia, em Campo Grande/MS; em 1970, em Teologia, em Benediktbeuem/Alemanha; 1975, em Letras/Inglês, em Campo Grande/MS; Pedagogia (Administração e Supervisão Escolar, Orientação Educacional) em 1978, também em Campo Grande/MS. O Bispo possuía ainda Pós-Graduação em Planejamento Educacional, titulação obtida em 1982. É autor do livro "Você sabe como se organiza e se administra a Igreja Católica?".

O sepultamento será em Campo Grande, no cemitério da comunidade dos salesianos de Dom Bosco.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

2ª Semana Literária promete movimentar a praça de Cruz Alta Anterior

2ª Semana Literária promete movimentar a praça de Cruz Alta

Programa vai construir 60 banheiros em comunidades de Cruz Alta Próximo

Programa vai construir 60 banheiros em comunidades de Cruz Alta

cruz alta