Região

Cruz Alta quer incentivar Startups

18.398


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Prefeitura de Cruz Alta, divulgação

A concentração dos instrumentos tradicionais de política econômica nas mãos dos governos federal e estadual não significa que os municípios não tenham capacidade de influenciar o desenvolvimento econômico. Para além da renúncia fiscal e da doação de terrenos para a instalação de empresas, há muito o que as cidades podem fazer, e a criatividade tem sido a tônica das soluções eficazes que têm brotado no campo da economia criativa e da inovação.

Cruz Alta está antenada neste cenário e, por isso, recebeu, no dia 13 deste mês, a visita do coordenador do programa Inova RS, Everaldo Daronco, diretor de Ambientes de Inovação da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. Ele foi conhecer as estratégias e discutir os caminhos para incluir Cruz Alta e a região no mapa da inovação.

Daronco foi recebido pelo prefeito Vilson Roberto (PT) e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, Ederson Barbosa da Silva, que é membro do comitê estratégico do Inova RS, e trabalha com a prefeitura nas propostas de solução para os desafios da cidade dentro do programa.

Cruz Alta receberá R$ 7,5 mil por mês para confeccionar próteses

A partir das iniciativas de inovação já desenvolvidas pelo município como o Colab, o Coworking Público e o Hackathon, Cruz Alta foi convidado a participar do programa Startup LAB, que é uma das ações articuladas pelo InovaRS. A iniciativa fortalece e fomenta a criação de startups no interior do Estado, e para Daronco, por todas as ações já articuladas por Cruz Alta na agenda da inovação do RS, o município terá condições de desenvolver o programa.

Além disso, durante a visita ficou agendado um grande evento de inovação no primeiro trimestre de 2020.

ARTICULAÇÃO

Para o secretário Ederson, o desafio é incluir e articular demais municípios e setores na iniciativa:

- Estamos em processo de organização do ecossistema de inovação aqui do nosso município. Temos várias iniciativas em curso, seja do poder público, das empresas, da universidade, da sociedade civil, e a grande tarefa para 2020 é fazer com que todas essas ações trabalhem de forma articulada, uma complementando a outra.

Empreendimento comercial vai gerar 160 empregos em Cruz Alta

Uma das grandes tarefas para o ano de 2020 na opinião do secretário, que também é vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Alto Jacuí), é articular o ecossistema de inovação na região Alto Jacuí.

- Precisamos ter um olhar atento para o nosso município e nossa região do Alto Jacuí, para que todos os resultados que formos obtendo durante esse período possam ser repassados e compartilhados com outros municípios. Nossa universidade tem caráter regional, e o Corede está inserido neste cenário, então precisamos agir para iniciar a mudança de cenário a favor da inovação - destacou. (Com informações da prefeitura de Cruz Alta)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Três homens fogem do Presídio Estadual de Cruz Alta Anterior

Três homens fogem do Presídio Estadual de Cruz Alta

Veículo furtado é apreendido e suspeito foge em Cruz Alta Próximo

Veículo furtado é apreendido e suspeito foge em Cruz Alta

cruz alta