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Cruz Alta adere a aplicativo que registra demandas de moradores


Fotos: Prefeitura de Cruz Alta (Divulgação)

Que tal reclamar de um buraco na rua ou solicitar a substituição de uma luminária sem ter que entrar numa fila da prefeitura ou disputar ligações e ainda poder acompanhar o andamento da sua reivindicação nos setores competentes? Pois já existe uma ferramenta que permite essa interlocução dos cidadãos com as prefeituras em mais de 70 cidades brasileiras. O município de Cruz Alta acaba de aderir ao sistema.

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Na última quarta-feira, ocorreu, na Casa de Cultura Justino Martins, o Workshop Cidades Inteligentes, quando foi lançado o aplicativo Colab, nova ferramenta de gestão participativa da administração municipal. O evento contou com a presença de Guilherme Andrade, coordenador de Operações do Colab em São Paulo, que explicou o funcionamento do sistema e relatou experiências de outros municípios.

- Em Niterói, as notificações do aplicativo apontadas no mapa seguem o desenho da rua, os únicos lugares onde não têm as demandas da população são onde existem morros - relatou.

ATENDIMENTO VIRTUAL

  • O Colab é uma nova ferramenta para facilitar a comunicação entre os cidadãos cruzaltenses e a prefeitura
  • Basta o cidadão baixar o aplicativo, registrar-se por meio de sua identidade no Facebook e informar a cidade onde está
  • Se um morador quer reclamar de um buraco ou pedir o conserto de uma luminária, por exemplo, ele pode enviar sua reivindicação com foto e texto, via celular, para o setor responsável
  • Assim que o pedido chega ao setor para onde foi encaminhado, o cidadão é informado e pode acompanhar a solução do problema
  • O cidadão também poderá usar o aplicativo para fazer denúncias de estacionamento irregular, furto de energia elétrica, calçadas irregulares e terrenos sem limpeza, entre outras situações
  • O cidadão também poderá usar a ferramenta para fazer sugestões, propor soluções e avaliar instituições e serviços públicos da cidade
  • Uma equipe da prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab para acompanhar, em tempo real, as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada, ou seja, ao cidadão que enviou
  • As postagens contêm foto, local do fato e link gerado pela rede social, bem como comentários e curtidas dos seguidores, o que facilita a identificação desses casos.

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FISCAL DE GESTÃO

Além de Niterói, cidades como Porto Alegre, Pelotas, Curitiba, Santos, Teresina, Natal, Campinas já implantaram o sistema. O aplicativo funciona como uma rede social, em que o cidadão tira uma foto da demanda existente, seleciona a categoria e envia diretamente para o setor responsável na prefeitura. A administração recebe o pedido e encaminha, gerando uma resposta e um número de protocolo para que o contribuinte possa acompanhar a resolução da questão. 

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Conforme Cristiano Lopes, coordenador de Transparência e Acesso à Informação, esse é um canal de diálogo direto entre a comunidade e a prefeitura.

- O aplicativo vem para colaborar com a gestão, onde viabiliza que cada cidadão possa ser um fiscal da administração. Quando vê uma demanda na rua, como uma lâmpada queimada, um buraco na via ou uma calçada irregular, o cidadão vai ter mais de 80 categorias para registrar seu pedido - disse ele.

Na ocasião, também houve a apresentação do aplicativo Rocket Unicruz, sobre as vantagens que ele trouxe para os alunos e quais são as funcionalidades.

ESPAÇO COWORKING
O workshop contou ainda com a apresentação do "Espaço Coworking" da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Conforme o secretário Emerson de Souza, o lugar será de trabalho colaborativo: 

- Nós vamos utilizar um espaço da nova secretaria de forma comunitária, podendo atrair empresários ligados a startups, aplicativos, TI, aproximando do poder público para que se possa impulsionar o crescimento das novas tecnologias.

SOBRE O COLAB.RE
O Colab.re é uma rede social que faz a ponte entre cidadãos e gestores públicos dos municípios brasileiros, por meio do encaminhamento de fiscalizações de problemas cotidianos da população, propostas de soluções e avaliações de serviços realizados

TRÊS PILARES DO COLAB.RE

  • Fiscalize - Ferramenta que permite ao cidadão apontar problemas rotineiros, como iluminação pública, calçadas, trânsito, defesa do consumidor
  • Proponha - Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias
  • Avalie - Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público

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