Fotos: Prefeitura de Cruz Alta (divulgação)
Horto Municipal recebeu as mudas de 19 espécies nativas e frutíferas por meio do projeto Coprel Ecologia
Seis mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram entregues ao Horto Municipal de Cruz Alta, por meio do projeto Coprel Ecologia, do qual a prefeitura faz parte. As 19 espécies de mudas de árvores, entre elas angico vermelho, ariticum, jabuticaba, ipês, pitangueira e erva-mate serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
Mata quer aumentar a produção de vinho
CAMPANHA VERDE
As mudas
As 19 espécies de árvores ornamentais e frutíferas para distribuição no município de Cruz Alta:
- Angico vermelho
- Araçá vermelho
- Ariticum
- Açoita cavalo
- Canafístula
- Erva-mate
- Cedro
- Cha-chal
- Caroba
- Canjerana
- Guajuvira
- Pitangueira
- Jabuticaba
- Ipês
- Ingazeiro
- Cerejeira
- Louro
- Uvaieira
- Guabirobeira
Agudo ganha central para armazenamento e distribuição de produtos agrícolas
O produtor Ricardo Sessegolo foi o primeiro a buscar as mudas de árvore, na quinta-feira, quando chegaram as espécies. Morador de Boa Vista do Cadeado, Sessegolo contou que usará as mudas para replantio e regeneração do solo.
Onde e como retirar
- Podem ser retiradas mais de 500 mudas
- Os produtores devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural pelo telefone (55)3322-0245 ou diretamente na sede da pasta, na Rua General Câmara, 331, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.
- Para a retirada, o interessado deverá assinar um termo de compromisso garantindo o cultivo e a sobrevivência das espécies
Cruz Alta festeja 197 anos com programação que vai até domingo
O projeto
- O Coprel Ecologia, que já está na sua 14ª edição, tem o objetivo de incentivar a preservação de matas nativas e a conservação ambiental
- O projeto consiste na distribuição de mudas pela Coprel Cooperativa de Energia, em parceria com as prefeituras e agricultores interessados em realizar o plantio em Áreas de Preservação Permanente (APPs)
- Além da distribuição das mudas, a Coprel acompanha o desenvolvimento das plantas em vistorias técnicas e encaminha relatórios anuais à Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Não vai ter futuro se não houver preocupação com a preservação. Já sabemos disso através de água e nascentes. Uma parte dessas mudas vai para protegê-las - contou Sessegolo, que é formado em arquitetura e tem curso de gestão em agronegócio.
Dilermando de Aguiar ganhará escola de turno integral
O coordenador de Meio Ambiente, Diones Silveira, explica que os agricultores podem retirar mais de 500 mudas. Para solicitar as mudas, os produtores devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural pelo telefone (55)3322-0245 ou diretamente na sede da pasta, na Rua General Câmara, 331, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Para levar as mudas, o produtor precisa assinar um termo de compromisso em que garante o cultivo e a sobrevivência das espécies. A fiscalização será realizada pelo engenheiro agrônomo da prefeitura Diogo Furian e por um técnico da Coprel.
As mudas são distribuídas para plantação em Área de Preservação Permanente (APP).