Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)
Para tentar fugir das filas dos pedágios, cresceu nos últimos dois anos o número de carros e caminhões que usam tag eletrônica, de pagamento automático das tarifas em cancelas que se abrem automaticamente. Segundo a Rota de Santa Maria, em fim de agosto de 2021, quando a empresa assumiu a concessão da RSC-287, 27% dos veículos usavam tags para cancelas automáticas, percentual que subiu atualmente para 47% dos carros. Já entre os caminhões, mais de 60% usam tags, de diversas bandeiras. Para comprar, basta procurar na internet, nos sites das operadoras, ou conversar com seu banco, pois alguns deles têm parcerias com empresas de tags, que servem até para pagar estacionamento de shoppings.
De acordo com gerente de Operações e Conservação, Ricardo Abreu, atualmente, todas as cinco praças de pedágio da RSC-287 contam com ao menos uma pista exclusiva para a modalidade.
— Em todas as praças contamos com pista para passagem automática nos dois sentidos, além das manuais, que também podemos alternar para automática. Acreditamos muito nessa forma de pagamento, pois ela representa mais segurança, conforto e agilidade para os motoristas durante as viagens.
O uso das tags
Além de aumentar a segurança viária, a utilização do dispositivo permite ao motorista ganhar tempo na viagem e economizar combustível por não precisar realizar a desaceleração e aceleração do veículo. A medida também traz ganhos ambientais com a redução nas emissões de gás carbônico. As tags funcionam por meio de um dispositivo eletrônico instalado no veículo. O equipamento emite um sinal que é captado por antenas localizadas nas cabines de pedágio. Essa comunicação permite a identificação rápida e automática do veículo, possibilitando a cobrança eletrônica do pedágio, sem a necessidade de parada. Os usuários interessados em adotar essa tecnologia precisam adquirir uma tag, que é um pequeno adesivo com o dispositivo eletrônico incorporado, fixado no para-brisa do veículo, garantindo a eficácia na leitura durante a passagem pelos pedágios.
Free flow
Futuramente, há possibilidade de a RSC-287 ter o sistema de free flow, sem precisar parar o veículo. Mas a Rota disse recentemente que avaliará essa tecnologia e não deu um prazo para provável instalação. Já na Serra Gaúcha, em outra concessão feita pelo Estado, na praça na ERS-122, entre Antônio Prado e Flores da Cunha, a inadimplência dos primeiros dias da nova cobrança foi de 12% com o sistema free flow.