Publieditorial

Por que lavar embalagens antes de enviá-las à coleta seletiva

BATCH

Quando descartamos os materiais recicláveis sem realizar nenhuma limpeza prévia prejudicamos o processo de reciclagem. Ou seja, além de separar corretamente os resíduos, lavar as embalagens antes do descarte é uma forma de ajudar no processo de triagem pelas cooperativas de reciclagem. Isso garante que o material não tenha sua estrutura danificada com restos de alimentos, por exemplo, e evita o mau cheiro que os alimentos podem causar.

Embalagens descartáveis, latas de alumínio, produtos de limpeza, garrafas PET, vidros e outros diversos tipos de resíduos e embalagens podem ser lavados antes de serem descartados.

Se for feito o descarte de uma embalagem com resto de comida dentro, esse resíduo ficará dentro de uma lixeira por algum tempo, até ser recolhido pela coleta seletiva. Ao chegar no local de reciclagem, ele vai aguardar o momento da triagem, para somente depois, caso esteja em condições de reciclagem, ele seja encaminhado para esse processo.

Pensando em todo o tempo que essa embalagem fica parada com resíduo orgânico dentro, é muito provável que tenha ocorrido a proliferação de fungos e bactérias, levando entre vários fatores, ao mau cheiro. Além disso, nesses casos, é normal encontrar insetos e larvas atraídos pela decomposição dos alimentos.

Assim, além de criar um ambiente hostil para quem faz a triagem, é possível que estes restos de resíduo orgânico entrem em contato com outros materiais recicláveis, contaminando-os e podendo até inviabilizar o processo de reciclagem.

O ato de limpar embalagens está diretamente relacionado com a gestão de resíduos. Com essa atitude, evita-se que restos de alimentos e demais resíduos orgânicos contaminem os descartes recicláveis, como o papel por exemplo. Além disso, garante a reciclagem dos resíduos descartados, facilita e proporciona maior qualidade ao trabalho dos separadores das cooperativas.

A CAMPANHA

Adotar simples passos como esses no dia a dia podem fazer a diferença na conservação do meio ambiente. É com a iniciativa da conscientização da população em adotar algumas dessas ações que o Diário criou a campanha "Práticas Sustentáveis", iniciada em julho e que encerra este mês. Ao longo do período, foram abordadas diferentes temáticas ligadas a sustentabilidade.

O material que foi produzido foi publicado nas diferentes plataformas do Diário (jornal impresso, site, redes sociais, TV Diário, outdoor). Semanalmente, uma página traz importantes dicas na edição impressa.

Além disso, nas redes sociais e no site diariosm.com.br, é possível conferir os vídeos com algumas instruções bem práticas. No quadro ao lado, veja temas que foram abordados e aproveite para colocar em prática na sua rotina.

DICAS IMPORTANTES

- Para começar, não misture resíduos recicláveis com orgânicos. Tenha uma lixeira diferente para cada lixo, se possível, e cores distintas

- Depois de usadas, as embalagens precisam ser lavadas e estarem secas. Se optar por não lavar, para economizar água, ao menos deixe-as de cabeça para baixo na pia para que todo o liquido escorra

- Diminua o tamanho das garrafas pet e de latinhas, amassando-as com as mãos ou pisando em cima delas. No caso da garrafa, feche a tampa

- Separe os papéis, rasgue-os em pedaços ou empilhe as folhas em vez de amassá-las. Papel amassado ocupa mais espaço, dá mais trabalho e encarece o transporte

- Papel apenas molhado pode ser reciclado, sujo não se recicla

- Vidros limpos e secos são recicláveis

- Além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos

- Embalagens feitas com papel como as caixas de pizza, por exemplo, devem ser separadas. As partes que estiverem limpas devem ser direcionadas à reciclagem, as que estivem sujas não.

- Guardanapos e papel higiênico, ainda que limpos, não são recicláveis

- Não é necessário lavar todas as embalagens direcionadas ao descarte. Alguns exemplos delas as embalagens de grãos (arroz, feijão, etc.) e as materiais de limpeza domésticos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

publieditorial