pandemia

Vacinação nos postos de saúde leva pessoas de todas as idades às ações

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

A vacinação para pessoas a partir dos 21 anos lotou as 20 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria na manhã desta quarta-feira. Antes mesmo das 8h, quando os postos de saúde abriram as portas, as filas já tomavam as ruas em frente aos locais. A vacina aplicada foi a de Oxford/AstraZeneca. 

Na Vila Lídia, a fila chegou a dobrar a quadra da rua. A frentista Laís Teixeira, 22 anos, moradora da Vila Arco-Íris, escolheu a ESF por ser mais perto de casa.

- O sentimento é de muita gratidão. É difícil, demorou tanto para a gente que é mais jovem conseguir a vacina - destaca.

As ações nas ESFs espalhadas pelos bairros da cidade ocorrem para facilitar o acesso da população que vive, principalmente, nas áreas mais periféricas e, assim, não precisa se deslocar até as ações maiores que, geralmente, ocorrem no centro da cidade.

Santa Maria tem quatro casos confirmados da variante Delta

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Essa dificuldade de acesso às ações faz com que pessoas que já poderiam ter sido vacinadas há bastante demorem a conseguir se imunizar. É o caso da cuidadora Terezinha Silveira Saldanha, 59 anos, moradora do Bairro São José. Ela conta que as dificuldades de deslocamento e falta de informações foram os motivos por só buscar a vacina nesta quarta.

- Minha filha que foi me buscar e me trouxe para tomar a vacina. Ela que me convenceu que eu tinha que me vacinar. Queria ter ido na semana passada, mas iria ficar caro ir e voltar do centro. E também tem as crianças que eu cuido e não poderia deixar elas sozinhas. Como teve essa ação aqui no postinho perto de casa ficou mais fácil - afirma. 

De acordo com profissionais de saúde, houve procura de pessoas que já poderiam ter sido imunizadas em etapas anteriores por diversos motivos: contraíram o coronavírus, viagem, falta de informação sobre o andamento da imunização e dificuldade para o deslocamento até os locais mais afastados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vacinação nos postos de saúde leva pessoas de todas as idades às ações Anterior

Vacinação nos postos de saúde leva pessoas de todas as idades às ações

Próximo

Com variante Delta, recomendação é procurar testagem nos primeiros sintomas

Saúde