internações

Taxa de ocupação de leitos de UTI está em 55,9% na região

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Painel SES (disponível em covid.saude.rs.gov.br)/

A taxa de ocupação de leitos de UTI na região de Santa Maria - que abrange 32 municípios, conforme divisão estabelecida pelo governo do Estado no modelo de distanciamento controlado - estava em 55,9%. O índice considera os números de internação atualizados no sistema da Secretaria Estadual de Saúde (SES) pelos próprios hospitais - são 26 na região.  

Mais de 270 pessoas com suspeita de coronavírus serão testadas neste sábado

De acordo com o painel da SES, até as 16h05min de hoje, 62 dos 111 leitos de UTI estavam ocupados. Situação bem mais confortável do que no último final de semana. No sábado, a região apresentava 67,6% de ocupação, mas desde domingo o índice tem apresentado queda, ficando abaixo dos 60% nos últimos três dias.

UFSM prorroga suspensão das aulas até 13 de agosto

Dos 62 pacientes internados, 10 (16,1%) são diagnosticados com a Covid-19 e outros três (4,8%) com a suspeita da doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na UTI. Os demais 49 (79,1%) pacientes estão internados por outras doenças.

VÍDEO: ensino remoto tem nova plataforma para atividades pré-Enem no RS

A situação mais grave é em Santiago: hoje, o Hospital de Caridade registrava 100% da taxa de ocupação dos leitos de UTI, no entanto, nenhum paciente internado estava com a Covid-19.

Em Santa Maria, a situação é parecida com a da região: até as 16h05min, 48 dos 91 leitos de UTI estavam ocupados na cidade, o que representa 52,7% de taxa de ocupação. Do total de internados, 10 (20,8%) são pacientes com confirmação de Covid-19, três (6,2%) são suspeitos de terem a doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e 35 (73%) são pacientes com diagnóstico negativo para Covid-19, mas que estão hospitalizados por outras doenças.

O município apresentou uma pequena elevação no índice no final de semana. No último sábado, atingiu 67%. Mas nos últimos três dias a taxa se manteve abaixo dos 60%, chegando a 51,65 na última quarta-feira, a menor nos últimos 15 dias.

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) é o que apresenta o maior número de internações, com 18 das 24 vagas de UTI ocupadas, o que representa 75%. Desse total, 13 pessoas estão internadas em leitos não Covid e cinco na ala Covid (quatro com confirmação da doença e um com suspeita).

BANDEIRAS
A taxa de ocupação de leitos de UTI é um dos indicadores analisados pelo governo do Estado na hora de definir as bandeiras de classificação do modelo de Distanciamento Controlado adotado em maio no Rio Grande do Sul.  

A região de Santa Maria está na bandeira laranja. Nesta sexta-feira, um novo anúncio será feito com a atualização do mapa das bandeiras de cada uma das 20 regiões gaúchas. Os dados são consolidados nas quintas-feiras e divulgados nas sextas. Os prefeitos têm prazo para entrar com recursos, como a alteração de algum dado incorreto, que são analisados na segunda-feira de manhã pelo Gabinete de Crise.

O mapa definitivo é divulgado na tarde de segunda. Quando as regiões são classificadas com bandeiras amarela ou laranja, as regras passam a valer às 0h de sábado. Já se são classificadas, em definitivo, na vermelha, as regras começam a valer às 0h de terça.

Ocupação de leitos UTI nos hospitais de Santa Maria (os dados podem ser conferidos na plataforma da Saúde): 

  • Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) - 75% 
  • Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo - 53,2%
  • Hospital Regional de Santa Maria - 30%
  • Hospital São Francisco de Assis - 20%

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Parceria deve garantir reabastecimento de anestésicos em hospitais Anterior

Parceria deve garantir reabastecimento de anestésicos em hospitais

Rio Grande do Sul chega a 870 óbitos pela Covid-19 Próximo

Rio Grande do Sul chega a 870 óbitos pela Covid-19

Saúde