coronavírus

Sobe para cinco o número de casos de Covid-19 entre moradores da Casa do Estudante

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Já são cinco o número de moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que testaram positivo para a Covid-19. De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clayton Hillig, até a manhã desta segunda-feira, a instituição também faz o monitoramento de outros seis casos suspeitos.  

Após casos positivos, Delegacia da Mulher restringe atendimentos em Santa Maria

Até quarta-feira passada, haviam dois casos confirmados no total. O primeiro caso positivo é de um morador da CEU I, no Centro, que foi confirmado há cerca de duas semanas. Conforme Hillig, todo o andar em que o estudante reside precisou ser isolado, já que os banheiros são coletivos. No entanto, passado o período de transmissão, o andar foi liberado na última sexta-feira.

Excesso de trabalho provoca afastamento de professores da rede pública

Os outros quatro casos são de moradores da CEU II, no campus de Camobi. Todos estão em isolamento domiciliar nos próprios apartamentos.

Santa Maria tem 3.761 casos confirmados da Covid-19

- No Centro, testamos todos os contactantes, inclusive o setor de limpeza e vigilância, e todos deram negativo. Aqui em Camobi, estamos fazendo a mesma coisa. Como são apartamentos com banheiros privativos, eles permanecem em isolamento na própria moradia. São três moradores em um apartamento e um em outro, isolados - explica o pró-reitor.

Na semana passada, a UFSM publicou uma instrução normativa que proíbe moradores das CEUs de receber visitas. O documento também não permite que moradores que deixaram seus apartamentos retornem até nova determinação.

Segundo a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), após a aprovação do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) pela UFSM, no último mês, foi registrado o aumento de cerca de 25% de moradores que retornaram de suas cidades para a moradia estudantil, em função do acesso à internet. Atualmente, há cerca de 500 estudantes no campus de Camobi e outros 80 no Centro.

- Se for identificado que um estudante retornou para a Casa nesse período, vai haver abertura de processo administrativo disciplinar, porque coloca em risco a saúde pública no ambiente da moradia estudantil. Temos alguns apartamentos com banheiros coletivos que, havendo casos, podemos interditar um andar inteiro, ou até mesmo o bloco todo. Estamos mantendo o controle do acesso para evitar isso. Nenhuma decisão vai ser tomada sob o ponto de vista administrativo, e sim sob o ponto de vista técnico e epidemiológico - relata Hillig.

Os casos confirmados recebem orientações da equipe de Saúde da Casa do Estudante da UFSM, do Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e da Vigilância Epidemiológica municipal.

A orientação é de que qualquer caso suspeito deve ser informado pelo telefone (55) 99147-2757 à equipe da Casa, que tomará as medidas necessárias. Dúvidas em geral podem ser sanadas por meio do Disque-COVID, pelo (55) 3220-8500.

Desde março, as atividades presenciais estão suspensas na UFSM.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boletim estadual registra 708 novos casos e 25 óbitos por Covid-19 Anterior

Boletim estadual registra 708 novos casos e 25 óbitos por Covid-19

Santa Maria tem 3.761 casos confirmados da Covid-19 Próximo

Santa Maria tem 3.761 casos confirmados da Covid-19

Saúde