hospitais

Santa Maria tem o menor número de pacientes com Covid-19 em UTIs no ano

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Guilherme Borges (prefeitura de Santa Maria)

Santa Maria tem o menor número de pacientes com Covid-19 internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 12 de dezembro do ano passado. Nesta sexta-feira, são 39 pessoas hospitalizadas com a confirmação da doença. No pico da pandemia na cidade, em março de 2021, o número de hospitalizações Covid chegou a 119, esgotando o número de leitos disponíveis na época. Desde então, a redução é de 67,2%.

Essa baixa é puxada, principalmente, pela queda de internações no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, que é referência no atendimento na rede privada. Com isso, o hospital já conseguiu fechar quase todos os leitos intensivos abertos durante a pandemia e deve desocupar, na próxima semana, a Unidade Covid do Hospital Alcides Brum. Na rede pública, a queda também é significativa: no Hospital Regional, 52% dos 38 leitos estão em uso; no Husm, a ocupação é de 60% das 20 UTIs Covid. Os dois hospitais chegaram a ter fila e espera por leitos há alguns meses. 

VÍDEO: quase metade das cidades da região Central não registraram mortes em julho

É a primeira vez que a pandemia volta a patamares que, até então, só foram registrados no ano passado, em período anterior ao pico da doença. Só neste mês de julho, a queda nas internações em UTIs foi de 55%. No dia 1º do mês, eram 87 pessoas hospitalizadas, sendo, agora, 39. 

Entre março e junho, Santa Maria chegou a ter 119 leitos de UTI Covid disponíveis em quatro hospitais: 20 no Husm, 38 no Regional, 51 no Hospital de Caridade e 10 no São Francisco de Assis. Agora, esse número reduziu para 68, devido à baixa demanda. A maioria dos leitos que continuam abertos são do Sistema Único de Saúda (SUS). 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Como mostra a curva do gráfico, o pico de internações aconteceu entre março e abril, com 119 pacientes hospitalizados e uma ocupação de 100%. Na sequência, houve uma estabilização em patamar elevado e, agora, há uma queda brusca da curva. O índice atual se iguala ao de dezembro de 2020

De acordo com o diretor técnico do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, Luiz Gustavo Thomé, atualmente, a média de novas internações diárias, entre leitos clínicos e de Covid-19, está abaixo de cinco. Em março e abril, essa média chegou a 30.

- A vacinação, com certeza, é um dos fatores determinantes para essa redução. Além disso, as pessoas que procuram atendimento hoje são mais jovens, muitas vezes se recuperam mais rápido e nem precisam de internação - analisa Thomé. 

OCUPAÇÃO ATUAL POR HOSPITAL

Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)

  • 34 leitos, 27 ocupados (79%)
  • Desses, 20 são leitos Covid-19 e 12 estão em uso (60%)

Hospital Regional de Santa Maria

  • 38 leitos, 20 ocupados (52%)
  • Todos leitos são exclusivos Covid-19

Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo

  • 71 leitos, 59 ocupados (69%)
  • Desses, 10 são leitos Covid-19 e 8 estão em uso (80%)

*Dados de 29 de julho de 2021

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com baixa demanda, hospital vai fechar ala exclusiva para atendimento Covid

Confirmados mais dois casos da variante Delta no RS Próximo

Confirmados mais dois casos da variante Delta no RS

Saúde