pandemia

Santa Maria recebe segunda fase de testes rápidos para coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Neste final de semana, Santa Maria recebe a segunda fase da pesquisa que busca aplicar testes rápidos para detecção do coronavírus. São 25 entrevistadores e 25 participantes de apoio. Cada entrevistador deve aplicar, pelo menos, 20 testes nestes sábado e domingo em 25 áreas da cidade. Os voluntários começaram as aplicações por volta das 8h, e devem seguir trabalhando até o final da tarde. No domingo, eles retornam às localidades escolhidas.

Idosos com sintomas de coronavírus poderão fazer testes rápidos no RS

De acordo com a professora de epidemiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Marinel Mór Dall'Agnol, o número de voluntários para essa fase da pesquisa superou as expectativas iniciais. São todos estudantes de graduação, mestrado, doutorado, residência ou especialização de cursos da saúde, além de professores.

O objetivo inicial é aplicar um teste por residência. No entanto, se o morador apresentar resultado positivo, os outros residentes da casa também serão testados. Por isso, a expectativa inicial é que 500 testes sejam aplicados durante o final de semana, mas esse número pode aumentar dependendo dos resultados. 

- É uma pesquisa mais para pegar a população assintomática, para não haver tanta disseminação da doença. Nós realizamos um sorteio na residência, e só um morador faz o teste. Hoje, a gente vai pegar das casas que a gente fez há 15 dias, as 10 casas para frente. E, daqui a 15 dias, seguiremos dessa mesma forma - explica Fabiane Obetine, uma das voluntárias entrevistadoras.

VÍDEO: cinco laboratórios fazem exames para Covid-19 em Santa Maria

A PESQUISA
O estudo, encomendado pelo governo do Estado, é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e conta com o apoio da UFSM. Ela é dividida em quatro etapas realizadas, além de Santa Maria, também nas cidades de Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. As próximas fases estão programadas para 9 a 11 de maio e 23 a 25 de maio.

VÍDEO: Centro Desportivo Municipal renova esperanças de abrigados durante pandemia

Na primeira etapa, foram testados 4,1 mil gaúchos e dois atestaram positivo para a doença. A partir dos dados coletados, o resultados apontaram que o número de pessoas que já contraíram o vírus é sete vezes maior do que o número de casos notificados, ou seja, pelo menos 5.650 casos. 

COMO É FEITA A PESQUISA
Em cada cidade, são sorteados aleatoriamente os domicílios que entram no estudo. Em cada casa, um novo sorteio determina o morador que irá realizar o teste rápido - são casas e moradores diferentes da primeira fase da pesquisa. As pessoas são convidadas a responderem um questionário e realizarem o teste rápido com uma gota de sangue da ponta do dedo.

A análise do exame leva em torno de 15 minutos e o teste detecta a presença de anticorpos - defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Caso o resultado seja positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.

Todos os entrevistadores estarão devidamente identificados e vestidos com equipamentos de proteção individual. Em caso de dúvida, a população pode ligar para o telefone da Brigada Militar ou da Guarda Municipal, pois os órgãos estarão a par dos locais de atuação da pesquisa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registra 346 novas mortes por coronavírus em 24h e total passa de 4.000 Anterior

Brasil registra 346 novas mortes por coronavírus em 24h e total passa de 4.000

VÍDEO: cinco laboratórios fazem exames para Covid-19 em Santa Maria Próximo

VÍDEO: cinco laboratórios fazem exames para Covid-19 em Santa Maria

Saúde