saúde

Santa Maria bate recorde da década em notificações de casos de HIV

Pamela Rubin Matge

Foto: Lucas Amorelli/ Diário de Santa Maria

"Acredito que vamos chegar na cura, mas, chegar ao fim do preconceito, estamos muito longe, talvez séculos. A aids ainda é considerada a doença 'do outro'. O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. Humanos, somos todos, mas estamos vivendo uma onda repressiva em que os tabus recaem nas relações sexuais, no gênero e na sexualidade. Isso impacta na falta de prevenção às ISTs. Outros problemas sociais se agravaram, como violência e drogas, por exemplo. Então, a pauta mudou. Não se vê tantas propagandas e campanhas como em outros tempos."

Ações do Dezembro Vermelho buscam conscientizar sobre o HIV/Aids 

A crítica acima vem de ninguém menos do que a pioneira em arregaçar as mangas e encampar uma causa que, nos idos da década de 1980, ainda causava receio entre os próprios profissionais da saúde. A enfermeira Martha Souza, professora nos cursos de Enfermagem, Medicina e do mestrado no Centro Universitário Franciscano (Unifra), deparou com os primeiros casos no Paraná. Em Santa Maria, ela trabalha desde 1995. 

Eles ficam! Eles transam? 

Na última sexta-feira, 1º de dezembro, se intensificou a conscientização e as informações acerca do Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Em Santa Maria, a data chega com cenário preocupante: a cidade bateu recorde da década em notificações de casos de HIV.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Evento debate a atenção à saúde na região Anterior

Evento debate a atenção à saúde na região

Teste saúde novo sistema Próximo

Teste saúde novo sistema

Saúde