covid-19

Santa Maria ainda não recebeu vacinas para 2ª dose de idosos na próxima semana

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Anselmo Cunha (arquivo, Diário)
Município precisa de doses da CoronaVac para cumprir cronograma

Santa Maria ainda não recebeu as vacinas necessárias para aplicar a segunda dose em idosos de 65 e 64 anos de idade. As ações de aplicação das doses estão previstas para a próxima quinta-feira e sábado. Conforme o secretário de Saúde Guilherme Ribas, o município aguarda informações de novas remessas de doses do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Entretanto, ainda não há previsão para a chegada de mais vacinas. Pelo menos outras nove cidades da região também relataram falta de vacinas para aplicação de segunda dose.

- Esperamos a chegada desse quantitativo para conseguir dar seguimento. Vamos esperar até segunda ou terça-feira para verificar essas novas remessas que deverão chegar - disse Ribas.

Com novo local, aplicação de 2ª dose em profissionais da saúde tem movimento tranquilo

Estão previstas duas ações de segunda dose na próxima semana, conforme cronograma divulgado previamente pela prefeitura. Na quinta-feira, seria a vez de idosos com 65 anos ou mais, vacinados no dia 1º de abril. Neste dia, 6.074 estão aptas a receber a dose dois da CoronaVac. A outra seria no sábado, para 2.262 idosos acima de 64 anos que foram vacinados em 3 de abril, também com a CoronaVac. São essas mais de 8 mil doses que ainda não chegaram ao município.

De acordo com Ribas, o município tem doses disponíveis para aplicação da segunda dose de pessoas que não compareceram aos locais de vacinação na data prevista. Essas doses ficam disponíveis na Policlínica Central Erasmo Crossetti. Além disso, também estão garantidas doses para vacinação de idosos com 70 anos ou mais nos distritos de Arroio Grande, Santa Flora e São Valentim, previstas para segunda, terça e quarta-feira, respectivamente.  

VÍDEO: Santa Maria recebe 6.695 doses de vacinas na manhã desta sexta-feira

A última remessa de vacinas chegou na sexta-feira. Foram 6.695 imunizantes. Destes, 3.255 doses da vacina da Fiocruz são para primeira dose e serão utilizadas em idosos com 61 anos ou mais na próxima terça-feira. Outras 2.250 vacinas de Oxford devem ser usadas na aplicação de segunda dose, mas não é o caso de idosos acima de 64 e 65 anos, que foram imunizados com a CoronaVac. Nesta remessa, chegaram apenas 1.190 vacinas da CoronaVac destinadas para segunda dose, que são referentes, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, a uma parte das vacinas recebidas pelo município em 23 de março, na 9ª remessa.

REGIÃO SUSPENDE VACINAÇÃO

Pelo menos nove municípios da região já deixaram de aplicar a 2ª dose por conta da falta de vacinas. São eles São Gabriel, Caçapava do Sul, São Pedro do Sul, Agudo, São Francisco de Assis, Formigueiro, Jaguari, Dona Francisca, Santa Margarida do Sul. Em Caçapava do Sul, por exemplo, são esperados cerca de 3 mil pessoas para tomar segundas doses nos próximos dias, mas somente 1.400 foram entregues ao município. 

Pelo menos nove cidades da região já deixaram de aplicar 2ª dose por falta de vacina

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) cobraram do Ministério da Saúde mais agilidade no envio de vacinas da CoronaVac para cobrir a segunda dose. A argumentação do ofício é que são cerca de 300 mil gaúchos que já fecharam ou vão fechar os 28 dias mínimos entre as doses, previstos na bula da vacina.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quem não fez a 2º dose nesta semana deve procurar a Policlínica Erasmo Crossetti

Próximo

Idosos com 61 anos ou mais serão vacinados contra a Covid-19 na terça-feira

Saúde