atendimento

Região terá mais 20 leitos de UTI para a Covid-19

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Entre os hospitais que receberam a habilitação está o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)

O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira, uma portaria que habilita 270 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Rio Grande do Sul. Fazem parte desta lista três hospitais de municípios da Região Central: Faxinal do Soturno, Cruz Alta e Santa Maria. Os leitos foram habilitados por meio do repasse de R$ 34,8 milhões (em parcela única) e passarão a receber pacientes em instituições hospitalares de 24 municípios.

Serviço de telemedicina por videochamada encerra consultas no final deste mês

No início do mês, o governo do Estado havia anunciado que fariam o custeio das diárias de 136 leitos em cidades gaúchas - com recursos próprios - até que o Governo Federal encaminhasse os recursos e o processo de habilitação fosse concluído. 

FAXINAL DO SOTURNO
De acordo com o documento publicado hoje, o Hospital de Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno, teve os 10 leitos de UTI adulto já anunciados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) habilitados. Até o momento, segundo o administrador da instituição, Flavio Stona, apenas seis leitos são considerados prontos. 

- Esses seis leitos foram equipados com respiradores, mas ainda faltavam outros quatro. Compramos os que faltavam para poder receber os pacientes de Covid. Dois chegam na próxima quinta-feira e outros dois na semana que vem. Depois disso vamos chamar as equipes e fazer o treinamento - explica. 

Dois dos quatro respiradores que faltavam foram adquiridos com doações do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Santa Maria e do Poder Judiciário da Comarca de Faxinal do Soturno. Um foi custeado por uma empresa da cidade e o outro foi adquirido graças aos recursos arrecadados da comunidade, através de uma campanha feita pelo próprio hospital

Santa Maria chega a 101 casos confirmados de coronavírus

A previsão é que os 10 leitos de UTI do Hospital de Caridade São Roque entrem em funcionamento daqui a duas semanas, quando todo esse processo tiver sido finalizado. Além desses leitos, o hospital conta com outros cinco leitos clínicos voltados ao atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, mas que, segundo a administração, felizmente não precisaram ser utilizados. 

- Até agora, se surgisse um caso que necessitasse de UTI, nós teríamos que enviar para Santa Maria. Temos cinco leitos clínicos de média complexidade voltados à pandemia, com a possibilidade de ampliação. Mas ainda bem que até agora nós não tivemos nenhum caso que precisasse de internação - comenta Stona. 

CRUZ ALTA
O Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta, também está na lista da portaria, com 10 leitos de UTI adulto habilitados. Segundo o diretor clínico Paulo Viecili, que também é o responsável pela unidade Covid-19, o hospital tem, até o momento, dois leitos de UTI funcionando, que serão desmobilizados para a pandemia no lugar dos novos. 

- Na medida que esses leitos começarem a funcionar, os outros dois deixarão de existir e ficarão esses 10 habilitados. Os equipamentos já chegaram e estão montados - afirma. 

Conforme a direção, a equipe de profissionais passou por treinamento na última segunda-feira e ontem, e hoje mesmo esses leitos já começam a funcionar. Além dos 10 de UTI recém habilitados, o hospital possui outros 20 leitos clínicos para a Covid-19. Até o começo da tarde de ontem, apenas dois estavam ocupados. 

'Até chegar na nossa família, a gente não leva a sério', conta irmã da mulher que morreu com coronavírus

EM SANTA MARIA
Outra instituição que teve 10 leitos de UTI adulto habilitados foi o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Porém, esses leitos já estavam em funcionamento desde o começo de abril, após a chegada dos equipamentos enviados pelo governo do Estado. 

Conforme a portaria do Ministério da Saúde, as únicas UTIs pediátricas liberadas pelo Governo Federal foram em Santa Rosa, com cinco leitos habilitados. O Husm chegou a mobilizar 10 leitos de UTI pediátrica para o combate à pandemia, que haviam sido montados com equipamentos do próprio hospital, em área isolada. 

No entanto, segundo o chefe da Divisão Médica do Husm, Humberto Palma, sem a habilitação do ministério, o setor, que já chegou a ter três crianças internadas, será desmontado. 

- Ali vai voltar a ser setor pediátrico normal. Temos que mobilizar equipes de limpeza, enfermagem, montar toda uma estrutura par atender esses pacientes, e essa estrutura precisa estar de prontidão. Dos 10, vamos ficar só com dois mobilizados - fala.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registra 1.179 mortes por coronavírus em 24 horas Anterior

Brasil registra 1.179 mortes por coronavírus em 24 horas

Serviço de telemedicina por videochamada encerra consultas no final deste mês Próximo

Serviço de telemedicina por videochamada encerra consultas no final deste mês

Saúde