atualização

Primeiro caso do novo coronavírus é confirmado no Rio Grande do Sul

18.297

ATUALIZADA: matéria atualizada às 11h36min em 10 de março de 2020

O Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso do novo coronavírus nesta terça-feira. O paciente, um homem de 60 anos, é morador de Campo Bom, no Vale dos Sinos, e havia viajado para a Itália em fevereiro. 

Em uma coletiva de imprensa em Porto Alegre na manhã de hoje, o governador Eduardo Leite explicou que o homem é um empresário que estava em viagem a Milão entre os dias 16 e 23 de fevereiro. Ele já voltou com sintomas do novo coronavírus e foi atendido no hospital de Novo Hamburgo em 1 de março. A notificação de caso suspeito foi feita ao Estado em 2 de março. 

Os primeiros exames para os vírus respiratórios mais comuns foram realizados pelo Lacen e tiveram resultado negativo para Influenza (gripe) em 3 e 4 de março. A análise específica do coronavírus foi feita fora do Estado nesta segunda-feira, 9 de março, e teve o resultado confirmado.

Assista:

Desde a primeira suspeita o homem foi colocado em isolamento domiciliar. Ele ainda permanece sendo monitorado, mas está bem de saúde. Os familiares com que ele teve contato não tiveram sintomas.

Até agora, foram 190 casos notificados no Rio Grande do Sul. Desses, 103 já foram descartados. Ainda há 86 casos suspeitos.

Na região, são dois casos suspeitos em Cruz Alta. Até a manhã desta terça-feira, ainda não havia resultado dos exames, e ambos seguem em isolamento domiciliar.

- Nós nos preparamos para este momento. Não somos uma ilha, as relações se estabelecem nas viagens que as pessoas fazem, nas negociações comerciais que se estabelecem. Sabíamos que isso ia chegar, mas não é um caso de alarmar a população. Estamos com a nossa estrutura preparada - completou o governador.

VACINA CONTRA A GRIPE
Durante a coletiva, a Secretaria de Saúde relembrou que a campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23 de março. A decisão de antecipar a campanha já havia sido anunciada no fim de fevereiro. 

PREVENÇÃO
Além da etiqueta da tosse - sempre cobrir a boca com o lenço ou com o antebraço ao tossir ou espirrar - Leite ressaltou o cuidado que os gaúchos devem ter com o chimarrão. A orientação é não compartilhar o mate, nem copos ou itens de uso pessoal. 

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
  • Evite aglomerações se estiver doente
  • Mantenha os ambientes bem ventilados
  • Não compartilhe objetos pessoais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo quer mais 5 mil médicos para combate ao novo coronavírus

Husm está sem atendimento na área de imunologia e alergia Próximo

Husm está sem atendimento na área de imunologia e alergia

Saúde