covid-19

Prefeitura de Santa Maria fará testes rápidos em suspeitos de coronavírus

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)/

A prefeitura de Santa Maria deve fazer, ainda neste mês, uma ação de testagem rápida com os suspeitos de contaminação por coronavírus. De acordo com o secretário de Saúde municipal, Guilherme Ribas, a ação será feita pela Vigilância em Saúde, em parceria com a mesma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que estava aplicando os testes rápidos pelo estudo epidemiológico liderado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).  

Atualmente, segundo o último boletim da prefeitura, Santa Maria tem 3.602 suspeitos.

Estado tem 225 novos casos e outras 14 mortes por coronavírus

- Nesta próxima semana vamos estruturar um questionário para podermos entrar em contato com esses suspeitos e fazer um levantamento. Depois, até sexta-feira, pretendemos fazer um simulado antes da ação maior. Vamos começar a varredura pelos casos mais antigos. Também temos que treinar o pessoal que vai ligar e o pessoal que vai fazer a coleta depois - explica Ribas.

Caixa abre neste sábado para saque do auxílio emergencial

Apesar de não ter uma data definida ainda, a ação provavelmente ocorrerá no Parque da Medianeira, com apoio do Exército, e terá de seis a oito tendas. Para isso, a prefeitura fará o agendamento das coletas com os suspeitos, para evitar aglomeração.

Com mais duas confirmações, região tem 21 mortes por coronavírus

- Leva de 15 a 20 minutos para fazer o teste rápido e responder o questionário. Vai nos ajudar a ampliar nossa visão do cenário. Se der positivo na testagem, também teremos que fazer ações com os familiares - disse o secretário. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como é contabilizada a ocupação de leitos de UTI Anterior

Como é contabilizada a ocupação de leitos de UTI

Próximo

Santa Maria registra 343 casos confirmados de coronavírus

Saúde