pandemia

Pré-cadastro de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos é reaberto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos (Diário)/

A prefeitura de Santa Maria reabriu o pré-cadastro para pais e responsáveis de crianças de 5 a 11 anos para receber a vacina contra a Covid-19. O sistema fica disponível até o meio-dia da segunda-feira. Após esse dia, equipes da Secretaria de Saúde vão fazer novo levantamento dos cadastros para que, então, as pessoas possam ser contatadas e chamadas para a vacinação.

Para esta etapa da imunização infantil, seguirão sendo priorizados os pequenos que têm comorbidade ou deficiência permanente. A aplicação das doses está prevista para os dias 27 e 28 de janeiro, em diferentes unidades de saúde, conforme contato telefônico informado no cadastro.

COMO FAZER
Para realizar o pré-cadastro, basta entrar na Área do Usuário, criar um login (se o cidadão ainda não tiver) e clicar na opção correspondente. Na plataforma, são colocados dados como nome completo e data de nascimento da criança, nome da mãe, unidade de saúde de preferência para receber a vacina e endereço. Atenção! Após o preenchimento de todos os dados, é necessário selecionar a opção que deseja, no caso, clicar em 'Pré-cadastro Crianças de 5 a 11 anos'.

Os pais ou responsáveis que já fizeram o pré-cadastro da criança na semana anterior não necessitam realizá-lo novamente. Os dados daquelas crianças que já receberam a primeira dose serão retirados do sistema.

A primeira ação voltada para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidade ou deficiência permanente ocorreu nesta quarta-feira, quando 470 pessoas desta faixa etária foram imunizadas contra a Covid-19.

PRÓXIMAS AÇÕES
A prefeitura projeta que, a partir da primeira semana de fevereiro, a vacinação contra a Covid-19 já possa ser aberta para crianças sem comorbidade, obedecendo as faixas etárias. Além disso, a intenção é que a aplicação dessas doses se dê por meio de agendamento.

Para que os pequenos recebam o imunizante é obrigatória a apresentação de CPF ou cartão SUS. Caso não tenham, levar RG ou certidão de nascimento. No caso de crianças com comorbidades ou deficiências permanentes, a orientação do Ministério da Saúde é para que seja apresentado um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório junto com uma declaração. Todos os documentos terão de ser em duas vias. A validade dos documentos é variável, uma vez que muitos diagnósticos são permanentes.

Após a vacinação, é preciso aguardar por 20 minutos, a fim de observar qualquer possibilidade de reações adversas nos recém vacinados.

COMORBIDADES

  • Obesidade Grave (Acima do percentil 95)
  • Pneumopatia (Asma, apneia do sono, fibrose cística, etc)
  • Imunossupressão (quimioterapia, uso contínuo de corticóide, etc)
  • Doença hematológica (anemia falciforme, hemofilia, etc)
  • Doença cardiovascular (hipertensão, cardiopatia, etc)
  • Doença neurológica (epilepsia, autismo, transtorno de atenção e hiperatividade, etc)
  • Diabetes Melittus
  • Outras (doenças renais, doenças hepáticas)

NOVAS DOSES
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou mais uma distribuição de vacina contra a Covid-19 de uso pediátrico para os municípios gaúchos na tarde desta quinta-feira. É a segunda remessa do imunizante específico para crianças de 5 a 11 anos, contendo 59,1 mil doses enviadas para todas as regiões do Estado. Todas são destinadas ao público com comorbidades e deficiência permanente.

As doses foram encaminhadas para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e devem chegar aos municípios na sexta-feira. Santa Maria receberá 1.480 nesta segunda remessa. Na primeira, foram 1.340 doses enviadas ao município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

RS solicita ao Ministério da Saúde que leitos de UTI Covid não sejam fechados Anterior

RS solicita ao Ministério da Saúde que leitos de UTI Covid não sejam fechados

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos Próximo

Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Saúde