pesquisa

Pesquisa aponta que 5,6 mil gaúchos estão com coronavírus

18.297

O governo do Rio Grande do Sul divulgou na tarde desta quarta-feira, durante coletiva de imprensa (assista abaixo), os dados sobre a primeira fase da pesquisa que busca saber a incidência do coronavírus nos gaúchos em nove cidades, incluindo Santa Maria, nos dias 11, 12 e 13 de abril. 

24 toneladas de alimentos serão entregues a famílias da Região Central

De acordo com o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, foram 4.189 entrevistados - 461 em Santa Maria. Desse total, só dois testaram positivos. Conforme a pesquisa, isso significa uma pessoa infectada a cada 2 mil habitantes. Para cada 1 milhão de habitantes no Estado, a estimativa é de 500 infectados reais, 65 notificados e 1,2 mortos. 

- A estimativa de casos no Rio Grande do Sul é de 5.650 casos. Nós temos 700 casos visíveis na pontinha do iceberg, mas são outros 5 mil que não procuraram serviços de saúde - explicou o reitor. 

A pesquisa também questionou sobre o isolamento social aos entrevistados. 58,3% deles relataram que estão adotando as medidas do isolamento social, saindo somente para atividades essenciais. Outros 20,6% afirmaram estar saindo de casa diariamente e 21,1% relataram estar em casa o tempo todo. 

Formulador da estratégia de combate ao coronavírus pede demissão do Ministério da Saúde

- A conclusão da pesquisa é que a pandemia está em estado inicial no Estado, os dados dessa primeira fase vão servir de linha de base para esse filme que faremos da evolução do coronavírus no Rio Grande do Sul. A tendência é o que os números aumentem nas próximas fases. A velocidade desse aumento depende das medidas de distanciamento social - completou o reitor. 

De acordo com o governador Eduardo Leite, até o momento o Brasil não mostrou comportamento como os países europeus mais afetados. O Rio Grande do Sul segue uma trajetória menos intensa que São Paulo e Rio de Janeiro, os estados com maior número de casos de coronavírus, com uma taxa menor de crescimento nos últimos cinco dias. 

Mundo passa dos 2 milhões de casos confirmados de coronavírus

- A análise permite observar que o distanciamento social no Rio Grande do Sul, a adesão da população aos hábitos de higiene, a etiqueta respiratória, as práticas recomendadas de constantemente para higienizaram as mãos, tudo isso ajuda a disseminar menos o vírus - afirmou Leite.

Até esta quarta, o Estado registra 747 casos confirmados da doença em 88 municípios, além de 19 óbitos. 

Resultados da pesquisa

  • Testes válidos - 4189
  • Testes positivos - 2
  • Percentual com anticorpos - 0,05%
  • Infectados a cada 2 mil habitantes - 1
  • Pessoas infectadas no RS - 5650
  • 58,3 % relataram sair de casa apenas para atividades essenciais
  • 20,6% seguem saindo de casa diariamente
  • 21,1% relataram respeitar o isolamento e ficar em casa o tempo todo

A PESQUISA
A pesquisa, coordenada pela UFPel em parceira com o Estado e outras universidades, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorreu simultaneamente em nove cidades: Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Canoas. Elas foram escolhidas porque representam 31% da população gaúcha. 

Em cada município, foram aplicados 500 testes rápidos no último fim de semana, totalizando 4,5 mil em todo o Estado, com moradores escolhidos de forma aleatória. Essa é a primeira etapa da pesquisa, que volta a ser realizada nas mesmas cidades em 25 de abril, 9 de maio e 23 de maio. 

Grupo distribui quase 200 cestas básicas na região norte de Santa Maria

Os objetivos são estimar o percentual de gaúcho que causa a doença Covid-19, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo, determinar a porcentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas, e obter cálculos precisos de letalidade,

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cidades do interior poderão abrir o comércio a partir desta quinta-feira Anterior

Cidades do interior poderão abrir o comércio a partir desta quinta-feira

Próximo

Covid-19: OMS cria canal com mensagens informativas pelo Whatsapp

Saúde