surto de toxoplasmose

Números de casos de toxoplasmose serão divulgados nesta sexta

Pâmela Rubin Matge


Foto: Charles Guerra (Diário)
Infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro fez a explanação para 40 médicos da cidade

Na noite desta quarta-feira, cerca de 40 médicos das redes pública e privada participaram de uma capacitação no auditório da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas). O encontro contou com a explanação do tema toxoplasmose pelo infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro. Por cerca de duas horas, foi apresentado um panorama de situações de surto no mundo, informações sobre o ciclo do protozoário, formas de transmissão, sintomas, pesquisas desenvolvidas e medicações adequadas para cada caso, desde a identificação da doença até o enfrentamento e a notificação aos pacientes. O objetivo foi trocar experiências, orientar e padronizar os atendimentos.

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

Dúvidas e vivências de outros profissionais de diferentes especialidades foram compartilhadas durante a capacitação.
- Nosso papel é o de alertar a população. Trocando conhecimento, todo médico poderá atender e dar o melhor encaminhamento ao seu paciente - salientou Thiego. 

O encontro foi uma iniciativa da Unimed com apoio da prefeitura de Santa Maria.
- Trabalho na Unidade Floriano da Rocha (UBS do Bairro Juscelino Kubtschek). Encaminhei cinco gestantes ao pré-natal de alto risco no Husm. Muito importante a capacitação para esclarecer as condutas mediante ao surto. Essencial essa troca com os profissionais das diferentes áreas. Com certeza os mais favorecidos serão os pacientes - avalia a ginecologista e obstetra Fernanda Pires Porto Ribeiro. 


Foto: Charles Guerra (Diário
Com a palavra, a Secretária de Saúde Liliane Mello Duarte, ao lado do infectologista Thiego Teixeira Cavalheiro

Boletim é adiado pela 3ª vez
O boletim com a atualização dos casos de toxoplasmose em Santa Maria, que estava previsto para ser divulgado na quarta, foi adiado mais uma vez. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o novo relatório sairá nesta sexta. O horário não foi definido. 

A cidade já registra 105 casos diagnosticados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Desses, 18 são de gestantes, além de duas mortes fetais. Infectologistas informam que o número de pacientes com exames feitos na cidade, que confirmaram os reagentes para toxoplasmose, chega a 440, sendo 50 grávidas.

Aplicativo ajuda a analisar o surto de toxoplasmose em Santa Maria

Em geral, o relato dos médicos é que a procura por atendimento tem diminuído ao longo da semana, bem como as consultas de rede pública de saúde. Contudo, grávidas - nas quais, muitas vezes, a doença se manifesta de forma assintomática-, devem permanecer em alerta. É preciso seguir as medidas de prevenção, como o uso somente de água fervida ou mineral, cozimento adequado dos alimentos, especialmente da carne, e o cuidado com a lavagem dos hortifrútis, além de acompanhamento médico constante.

Em casos específicos, o encaminhamento de pacientes para oftalmologistas, para descartar ou tratar lesões oculares, também deve ser priorizado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Saúde para o mês de maio

Aplicativo ajuda a analisar o surto de toxoplasmose em Santa Maria Próximo

Aplicativo ajuda a analisar o surto de toxoplasmose em Santa Maria

Saúde