Fotos: Vinicius Becker
16 de novembro é o Dia Nacional dos Ostomizados. Instituída pela Lei n° 11.506/2007, a data busca divulgar informações sobre a causa, afastando o preconceito e promovendo o respeito e inclusão deste grupo. Uma pessoa ostomizada é aquela que passou por uma cirurgia que cria uma abertura no corpo, chamada estoma, para a saída de urina, fezes ou secreções.
Os fatores que levam a esse procedimento são muitos e vão desde doenças inflamatórias intestinais até má formações congênitas e câncer, sendo sempre recomendado atenção aos sintomas e busca por atendimento médico.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Santa Maria, uma programação especial com foco na informação e no bem-estar dessa comunidade será promovida pela Associação Santa-Mariense dos Ostomizados na terça (18) e quarta-feira (19), na Policlínica José Erasmo Crossetti. A entidade, que atualmente conta com cerca de 500 associados, foi fundada em 10 de abril de 1986 por Elvira Borin Fighera.
Em setembro de 1984, ela foi diagnosticada com câncer de intestino e passou por uma ostomia. O procedimento foi realizado no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, na época chamado de Hospital de Caridade. Casada e mãe de cinco filhos, Elvira iniciou uma verdadeira luta pelos direitos dos ostomizados na cidade.
– Na época, as pessoas que tinham que usar bolsinha coletora não sabiam muito sobre onde adquirir o material. A pessoa saía do hospital sem muita explicação do que era e do que fazer. Um genro da minha mãe informou que uma assistente social do INSS deveria dar essa informação para ela. Só que a minha mãe foi no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aqui, e a assistente social disse que era mais fácil ela conseguir uma cadeira de roda do que uma bolsinha de colostomia. Mas ela não se deu por vencida e continuou indo lá, porque o Estado deveria dar esse material. No final, a assistente social mostrou interesse na causa, e em aprender sobre. Seis meses depois, minha mãe conseguiu ganhar a primeira bolsinha – conta a filha Regina Fighera, 71 anos, que hoje é presidente da Associação na cidade.
Elvira também falou com médicos, enfermeiros e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre outros profissionais, para criar a Associação Santa-Mariense dos Ostomizados. O estatuto da entidade, os relatos e os registros fotográficos da época são guardados com carinho por Regina, mantendo vivo o legado e luta da mãe, que faleceu em maio de 2016 em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
– Minha mãe era muito ativa. Tínhamos uma empresa e ela trabalhava lá e em casa. Participava das atividades nas Irmãs de Maria de Schoenstatt e das reuniões dos ostomizados. Ela era muito dinâmica. Para mim, hoje, é um prazer ser presidente, porque a minha mãe exerceu esse cargo durante muitos anos. Ela e as amigas lutaram muito, conversaram com deputados e vereadores para criar leis que beneficiassem os ostomizados. E isso foi fundamental para o cenário que temos hoje – afirma Regina, emocionada.

Acolhimento
Em quase 40 anos, a Associação realizou inúmeras ações e atividades em Santa Maria, acolhendo ostomizados e seus familiares. O trajetória é comemorada com orgulho por Regina:
– Hoje, fazemos reuniões em um espaço cedido na Rua Vale Machado, na frente da Câmara de Vereadores. E atualmente, o Estado dá o material, e o município dá o serviço, que está localizado na Policlínica José Erasmo Crossetti. Quando o médico faz o diagnóstico, ele encaminha para esse serviço, com estomaterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta e psicóloga. Como associação, o nosso trabalho (nesse processo) é ajudar e ouvir esses ostomizados. Nossas reuniões ocorrem sempre na primeira quinta-feira do mês, às 14h.
A programação alusiva ao Dia Nacional dos Ostomizados deste ano deve seguir essa lógica de cuidado também, como explica a presidente da Associação:
– Nosso objetivo é lutar pelos interesses dessa comunidade, para que não falte nada e que todos tenham qualidade de vida.

Programação
- Onde – Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1.752, Centro)
Terça-feira (18)
- 13h30min – Acolhida e recepção dos participantes da Associação Santa-Mariense dos Ostomizados
- 14h – Atividades de cuidado e bem-estar como auriculoterapia, relaxamento corporal, maquiagem e autoestima, roda de conversa “Vivências e superações no cuidado com a estomia”, troca e orientação sobre o uso da bolsa de colostomia e bate-papo com representantes de laboratórios
Quarta-feira (19)
- 9h – Troca de bolsas de estomas
- 9h – Atividades de cuidado e bem-estar como palestra sobre nutrição, bate-papo com representantes de laboratórios, exposição de materiais e esclarecimento sobre produtos, além da exposição de produtos artesanais de ostomizados
- 13h30min – Momento solene com cerimônia de homenagem ao Dia Nacional dos Ostomizados e bolos festivo
