melhora no cenário

Ministério da Saúde anuncia o fim da emergência sanitária por Covid-19 no país

18.396

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na noite de domingo, o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia de Covid-19. Por meio de pronunciamento na TV e na rádio, o ministro afirma que foram levadas em conta a melhora do cenário epidemiológico, a ampla cobertura vacinal e a capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele ainda conta que um ato normativo sobre a decisão será editado nos próximos dias, além de reforçar que a atualização da medida não significa o fim da Covid-19 no Brasil. 

 - Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal. 

RESULTADO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Queiroga ainda afirmou que a campanha vacinal contra a Covid-19 foi a maior realizada no país, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. Dados mostram que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço. O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, destinou R$ 100 bilhões exclusivamente para o combate à pandemia, além de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde o início da pandemia, em 2020.

Reaberto o agendamento para vacinação das crianças contra a Covid-19

INÍCIO DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA NO PAÍS
A primeira contaminação pelo coronavírus foi identificada no país no final de fevereiro de 2020. No dia 3 de fevereiro de 2020, o ministério declarou a Covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional.

Em março, foi feita a declaração de transmissão comunitária no país, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença no Brasil. 

NÚMEROS DE COVID-19 NO BRASIL DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

  • 30.252.618 casos de Covid
  • 661.960 mortes em decorrência da doença
  • 9.227.051 pessoas que se recuperaram da doença
  • 363.607 ainda casos em acompanhamento

*Com informações da Agência Brasil


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Espera de 20 minutos não será mais obrigatória na vacinação das crianças

Região tem primeiro caso confirmado de combinação de variantes do coronavirus no RS Próximo

Região tem primeiro caso confirmado de combinação de variantes do coronavirus no RS

Saúde