santa maria

Mapa mostra que casos de Covid-19 atingem 10 bairros

18.389

O Observatório de Dados da Covid-19, plataforma criada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que reúne as estatísticas oficiais da cidade, do Estado, do país e do mundo, mostra que os casos confirmados da doença no município estão distribuídos em 10 bairros (veja abaixo).No último domingo, quando a cidade apresentava nove confirmações, eram quatro bairros com casos positivos. 

Maioria dos casos confirmados de coronavírus em Santa Maria tem entre 20 e 29 anos

Conforme o sistema de georreferenciamento utilizado pelos pesquisadores da instituição, o Bairro Camobi, na Região Leste, e o Centro concentram o maior número de casos até agora, com três confirmações cada. O Bairro Pé de Plátano apresenta dois casos, enquanto os bairros Lorenzi, Duque de Caxias, Nonoai, N. Sra. de Lourdes, N. Sra. Das Dores, N. Sra. do Rosário e Juscelino Kubitschek possuem um cada.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Mapa dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 por bairro na área urbana de Santa Maria (Fonte: Observatório de Dados da Covid-19 da UFSM)/

Além de apresentar os casos que tiveram a confirmação pelos órgãos de saúde oficiais, a plataforma ainda exibe os casos suspeitos na área urbana do município: dos 41 bairros existentes, apenas o Agroindustrial não tem nenhuma suspeita de contaminação. Camobi, Centro, Urlândia e Juscelino Kubitschek são os que mais possuem número de suspeitos - o último boletim epidemiológico da prefeitura apontou 15 confirmações e 572 suspeitas no município (além de outras 31 suspeitas de pessoas residentes em outros municípios).

- Há vários fenômenos acontecendo geograficamente e o nosso trabalho é georreferenciar, geocodificar e especializar esses dados. Significa que não só aumentou o número de casos, como eles se espalharam pelo território. No começo de abril, tínhamos só quatro bairros com casos confirmados. Quando você olha os dados dos casos suspeitos, houve o mesmo processo. Não só aumentou, como eles também se difundiram pelos bairros e pelos distritos - analisa o professor Rivaldo Faria, do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde da UFSM, que faz parte do Observatório de Dados da Covid-19.

Segundo o especialista, apenas dois dos nove distritos de Santa Maria não apresentam casos suspeitos: Arroio do Só e São Valentim. Outro fenômeno possível de perceber com a análise dos dados, é o crescimento de casos suspeitos na região periférica da cidade.

- A gente está observando um aumento bastante elevado. Se você olhar o mapa com atenção, você vai ver que a Urlândia tem um número de suspeitos muito grande. E se a gente olhar a evolução desses dados em relação ao começo do mês, bairros como a Urlândia, Juscelino Kubitschek e Nova Santa Marta tiveram um aumento significativo - alerta.

O OBSERVATÓRIO

Desde o dia 3 de abril, a UFSM disponibiliza um painel de informações sobre o novo coronavírus. O Observatório de Dados da Covid-19 é uma plataforma que reúne estatísticas do Brasil, Rio Grande do Sul, mundo e da cidade, permitindo traçar um panorama diário de acompanhamento e evolução dos casos da doença. O conteúdo é aberto e está disponível online neste link.

O observatório concentra dados de casos confirmados, suspeitos e óbitos. A partir das informações disponibilizadas é possível traçar um perfil mais detalhado dos casos, com estatísticas e gráficos sobre faixa etária, sexo, além de disponibilizar um mapa geográfico com a distribuição dos casos suspeitos e confirmados por bairros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Casos confirmados de coronavírus no RS chegam a 780

Maioria dos casos confirmados de coronavírus em Santa Maria tem entre 20 e 39 anos Próximo

Maioria dos casos confirmados de coronavírus em Santa Maria tem entre 20 e 39 anos

Saúde