saúde

Hospital Universitário de Santa Maria é absolvido de falha no atendimento durante parto

Da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi absolvida da acusação de falha no atendimento durante um parto feito no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). O entendimento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi de que a causa da condição médica da criança, que tem paralisia cerebral, não tem relação com o atendimento do hospital.

A mãe deu entrada no hospital para a indução do parto em 2012. Contudo, o parto normal não pode ser feito por uma "desproporção céfalo pélvica", e a paciente precisou passar por uma cesárea no dia seguinte. Logo após o nascimento, a criança foi para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e permaneceu internada por 40 dias, sendo diagnosticada com paralisia cerebral.

Militares vão atuar de forma mais intensa no Programa Mais Médicos

Os pais entraram com a ação pedindo a responsabilização do hospital e o pagamento de indenização por danos morais e materiais. Eles alegaram que o hospital foi negligente e demorou a realizar o parto, gerando sequelas graves e irreparáveis.

Conforme a perícia, a causa da paralisia cerebral não teria relação com o parto. A Justiça Federal de Santa Maria negou o pedido, por entender que não houve omissão do hospital no serviço prestado.

Os autores apelaram ao tribunal, mas a 4ª Turma decidiu, por unanimidade, manter o entendimento do primeiro grau. Segundo a Justiça, as dificuldades enfrentadas pela criança e a mãe só poderiam ser diagnosticadas durante o trabalho de parto, e a cesárea foi feita imediatamente após a constatação.

*Com informações da Justiça Federal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Universitário de Santa Maria investe R$ 182 mil no aluguel de 50 bombas para infusão de seringas Anterior

Hospital Universitário de Santa Maria investe R$ 182 mil no aluguel de 50 bombas para infusão de seringas

Militares vão atuar de forma mais intensa no Programa Mais Médicos Próximo

Militares vão atuar de forma mais intensa no Programa Mais Médicos

Saúde