saúde

Hospitais privados poderão 'alugar' leitos de UTI ao SUS para Covid-19

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gustavo Mansur (Palácio Piratini)
Anúncio foi feito durante a transmissão ao vivo feita nesta sexta pelo governador Eduardo Leite e pela secretária estadual de Saúde Arita Bergmann

Os hospitais privados poderão auxiliar no combate ao coronavírus por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. Um edital publicado nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) permite que as instituições possam realizar um credenciamento para ceder leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para o tratamento de pacientes com a suspeita ou a confirmação da Covid-19 ou com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O anúncio foi feito na transmissão ao vivo feita pelo governador Eduardo Leite na tarde desta sexta. 

Novo modelo de distanciamento social deverá começar a valer na segunda-feira

Os hospitais selecionados serão pagos pelo governo com uma diária de R$ 1,6 mil (o valor que é estabelecido pelo Governo Federal para leitos Covid). A partir da assinatura do convênio, as instituições poderão prestar o serviço por seis meses ou até que encerre o estado de calamidade pública no Estado por conta da pandemia. 

Terceira etapa de pesquisa aplicará mais 500 testes rápidos neste fim de semana em Santa Maria

Os leitos serão utilizados por meio de encaminhamento feito pela Central Estadual de Regulação Hospitalar conforme a necessidade de internação de pacientes e a inexistência de leitos de UTI em hospitais públicos. 

As propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail o [email protected]. As instituições selecionadas serão divulgadas pela SES. O edital completo pode ser conferido aqui

NORMAS DE REGULAÇÃO DO ACESSO ÀS INTERNAÇÕES HOSPITALARES
Ainda durante a live, o governador também divulgou que um documento com normas de regulação do acesso às internações hospitalares deverá ser publicado nos próximos dias. Isso deve permitir que todos que tenham a necessidade de leitos, tanto clínicos quanto de UTI, tenham acesso aos atendimentos dentro do prazo tecnicamente aceitável. 

Além disso, a portaria também deve definir fluxos para poder atender pacientes de forma precoce, ou seja, para evitar possíveis internações em leitos de UTI e diminuir o número de mortes pelo coronavírus. 

No documento, ficará estabelecido que não serão utilizadas somente as UTIs específicas para o tratamento da Covid-19, mas sim todos os leitos de UTI e todos os leitos clínicos disponíveis no Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dos 40 casos confirmados em Santa Maria, 12 são de profissionais da saúde Anterior

Dos 40 casos confirmados em Santa Maria, 12 são de profissionais da saúde

Próximo

Terceira etapa de pesquisa aplicará mais 500 testes rápidos em Santa Maria

Saúde