pandemia

Governo do Estado desobriga o uso de máscaras e o passaporte vacinal

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

O governo do Rio Grande do Sul publicou um decreto em que desobriga o uso de máscaras de prevenção contra a Covid-19 em vias públicas ou em espaços públicos ou privados, ao ar livre ou em ambientes fechados. A medida foi estabelecida por meio de decreto publicado nesta quinta-feira. O decreto também define que o comprovante do esquema vacinal será obrigatório somente em localidades e eventos em que houver norma municipal determinando a apresentação do mesmo.

Mesmo com a desobrigação do uso de máscara, o uso do item de proteção segue sendo recomendado em casos específicos, como dentro de hospitais, serviços de saúde e farmácias (mesmo que em ambientes externos) e no transporte público.

Pais avaliam ações de vacinação contra Covid-19 para crianças sem agendamento

Também segue recomendado o uso de máscara para pessoas em contato com grupos de risco para Covid grave e em locais com grande número de pessoas sem esquema vacinal completo, contato com pessoas fora do convívio ou com comportamento de risco, quando estiver com sintomas respiratórios. Para as pessoas que fazem parte do grupo de vulnerabilidade para a Covid-19, o uso também continua recomendado pelo Comitê Científico do governo do Estado.

*com informações do governo do Estado

Leia mais notícias da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Calendário de vacinação contra Covid-19 tem 12 ações nesta semana

Próximo

Laboratório da UFSM oferece sessões gratuitas de práticas integrativas

Saúde