flurona

Estado confirma primeiro caso simultâneo de Covid e H3N2 em um mesmo paciente

18.355

O Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso de detecção simultânea dos vírus Influenza e coronavírus em uma mesma pessoa. O paciente é um jovem, de 21 anos, residente de Porto Alegre, que apresentou sintomas gripais leves e não precisou de hospitalização. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), que confirmou a situação, até então inédita no Estado.

VÍDEO: 2,1 mil famílias em 15 cidades já recebem entrega de água em caminhão-pipa na Região Central

O jovem foi atendido na capital gaúcha em 23 de dezembro. Ele apresentou dor no corpo, dor de cabeça e febre, mas não precisou de hospitalização. O resultado do teste RT-PCR saiu no dia 28. Também foi detectada a presença do vírus Influenza A-H3N2, que causa a gripe. A dupla contaminação é popularmente conhecida como "flurona". 

O paciente havia recebido apenas uma dose da vacina da Covid-19, em setembro do ano passado, mas não completou o esquema com duas doses. Não se sabe a situação vacinal dele contra a gripe. O vírus H3N2 é coberto pela vacina anual da gripe, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todas pessoas acima dos 6 meses de idade podem fazer a vacina.

Consulta pública rejeita prescrição médica para vacinar crianças

Desde o início de dezembro, o Lacen já identificou 116 casos de Influenza A-H3N2, incluindo entre eles dois óbitos (em residentes de Porto Alegre e São Francisco de Paula). Nenhum dos casos é de Santa Maria.

CODETECÇÃO DE VÍRUS RESPIRATÓRIOS

Embora em relação à Covid-19 o Lacen ainda não tivesse registrado casos de codetecção com Influenza, já houve ocorrência em anos anteriores à pandemia de pacientes que tiveram a identificação do vírus da gripe com algum outro (vírus sincicial respiratório ou adenovírus, por exemplo) assim como mais de uma cepa do vírus Influenza entre os analisados pelo laboratório (A-H1N1, A-H3N2 e B). Também já houve no Lacen casos de codetecção de coronavírus e VSR.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

França identifica nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações Anterior

França identifica nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações

Próximo

Consulta pública rejeita prescrição médica para vacinar crianças

Saúde