pelo céu

Equipamentos de combate ao coronavírus chegam de avião em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal

A Ala 4 (antiga Base Aérea de Sana Maria) recebe, nesta sexta-feira, um avião que significa mais um empenho no combate ao coronavírus no município. Em parceria com o governo estadual, uma aeronave do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS) transportará equipamentos de proteção individual (EPIs) e respiradores comprados pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) - instituição sem fins lucrativos formada por empresários gaúchos - em uma campanha de doações online que segue aberta. A ação também tem apoio do Conselho de Crise para o enfrentamento da Covid-19, que conta com representações das secretarias estaduais e entidades gaúchas.

Clientes não poderão experimentar roupas em lojas, define portaria estadual

A previsão para a chegada é às 14h. Em princípio um avião deve fazer o transporte, mas há a possibilidade de que dois veículos venham até a cidade. Outro destino é Rio Grande, que receberia os materiais na quinta. Entretanto, devido ao vento na cidade, a entrega foi adiada para a sexta-feira.

- Talvez sejam dois aviões que vão a Santa Maria, vamos decidir depois de fazer o balanceamento dos aviões amanhã de manhã. Depende da temperatura e pressão atmosférica no dia - explica o presidente do ARGS, Hermenegildo Fração Júnior.

O instituto havia recebido R$ 1 milhão de doação de empresários de Santa Maria. Chegam, hoje, cinco respiradores, 30 mil pares de luvas descartáveis, 25 mil máscaras descartáveis e 100 máscaras de acrílico (escudos faciais). Os respiradores, os escudos faciais, 10 mil pares de luvas e outras 10 mil unidades de máscaras descartáveis serão destinadas para o Hospital Regional, para poder auxiliar no início das atividades previstas. O restante será direcionado ao Lauduz, que fará a redistribuição e encaminhamento dos EPIs, quando necessário, para as instituições públicas que tenham falta dos insumos. 

Eduardo Leite volta atrás e permitirá abertura do comércio também na Serra Gaúcha

ARGS, junto dos seus sócios, colocou cerca de 40 aeronaves à disposição do governo estadual para distribuir as doações. O piloto responsável por conduzir as doações de Santa Maria será Matheus Muratore Fração, filho do presidente do ARGS, e neto do empresário santa-mariense Hermenegildo Fração. 

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: após seis horas, vacinas da gripe acabam em Santa Maria Anterior

VÍDEO: após seis horas, vacinas da gripe acabam em Santa Maria

Santa Maria já registra casos comunitários de coronavírus Próximo

Santa Maria já registra casos comunitários de coronavírus

Saúde