Pandemia

Em Santa Maria, índice de doses em atraso contra a Covid-19 é maior entre pessoas de 18 a 39 anos

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (arquivo/Especial)

Em Santa Maria, o índice de doses em atraso contra a Covid-19 é maior entre pessoas de 18 a 39 anos. O dado foi informado pelo secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, na tarde desta terça-feira, durante uma participação no programa CDN Entrevista.

Segundo ambulatório voltado a pessoas trans de Santa Maria deve ser inaugurado neste mês

Questionado sobre o foco da secretaria na imunização, Ribas destacou dois pontos: as doses de reforço e as doses em atraso, sendo que o segundo é preocupante por corresponder a ações recentes.

- Ainda possuímos mais de 6,5 mil pessoas com dose em atraso e a grande maioria é de 18 a 39 anos. Então, a população de 18 a 39 anos que está com essa dose em atraso é uma preocupação que o município tem, porque são ações atuais. São de sete, oito semanas ou 10 semanas atrás - afirma.

De acordo com Ribas, a maioria das doses em atraso são da vacina Pfizer. Os esforços para que a população complete a imunização contra o coronavirus visam a próxima etapa do processo: a aplicação de doses de reforço. 

- Nós precisamos que essa procura ocorra, porque primeiro precisamos completar o ciclo vacinal dessas pessoas, e segundo porque não adianta depois querer fazer a dose de reforço, porque precisa ter o ciclo completo da vacinação - argumenta Ribas.

AVALIAÇÃO

Na ocasião, o secretário de Saúde ainda avaliou o período de vacinação no município:

- Eu estava fazendo um cálculo. Em 10 meses de vacinação, tivemos momentos muito difíceis, e agora estamos com uma retomada gradativa, mas com esperanças de que 2022 seja um ano muito mais positivo do que 2021. Mas, foi um ano de muito aprendizado, de trabalho em conjunto. A prefeitura junto com a cidade de Santa Maria trabalhou em conjunto para conseguirmos avançar na pandemia. 

Sobre o quantitativo de vacinas aplicadas no município nos últimos 10 meses, Ribas comenta que o número já ultrapassou 400 mil. As estratégias de vacinação também são citadas:

- Fizemos 440 mil vacinas, dá 44 mil por mês, se fizéssemos uma média. Já fizemos descentralização, drive-thru, diversas ações de formatos diferentes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria confirma 5º óbito por Covid-19 em novembro Anterior

Santa Maria confirma 5º óbito por Covid-19 em novembro

Próximo

Hemocentro terá atividades especiais no Dia Nacional do Doador de Sangue

Saúde