Dia D de Combate à Dengue promove vistorias nos quarteis de Santa Maria

Dia D de Combate à Dengue promove vistorias nos quarteis de Santa Maria

Foto: Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)

Todos os quarteis de Santa Maria, incluindo a sede da 3ª Divisão do Exército, foram alvo do Dia D de Combate à Dengue, na segunda-feira (8). A ação envolveu 15 agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental da Superintendência de Vigilância em Saúde, que lideraram e orientaram as buscas por focos do mosquito Aedes aegypti. A ação teve o apoio da prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde.


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


– Todos os 12 quarteis da cidade, mais a sede da 3ª Divisão do Exército, receberam ao menos um agente de saúde na tarde desta segunda, em um esforço intensivo em prol da saúde pública para coibir eventuais focos de dengue nos quartéis aqui do Município. Realizamos esta frente de trabalho em apoio aos militares de cada unidade e, assim como o mutirão de combate à dengue, está é uma força-tarefa que ilustra a importante parceria que a Prefeitura tem com o Exército Brasileiro – pontua o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Denoide Samuel Mezeck.


Entre os dias 12 e 22 de março, o Exército Brasileiro e a UFSM somaram esforços no mutirão de combate ao mosquito, que resultou em mais de 2,7 mil casas visitadas e 50 denúncias atendidas nos 13 bairros com maior índice de infestação do mosquito. A ação contou com o apoio de cerca de 40 militares da 3ª Divisão do Exército.


Pulverização contra a Dengue

Com a melhora das condições climáticas, a ação de pulverização contra a dengue deve ocorrer nesta quarta-feira (10). A aplicação do inseticida terá continuidade em toda a extensão da Avenida Rodolfo Behr em direção à Avenida Roraima, contemplando também as proximidades da RSC-287, Faixa Nova de Camobi. Em caso de chuva, neblina ou vento forte, a ação é reagendada.


Até o momento, de acordo com a prefeitura de Santa Maria, aproximadamente 900 quarteirões já receberam a pulverização de inseticida biológico, sendo 679 quarteirões da Região Oeste, 217 quarteirões das regiões Norte e Centro-Leste e outros quatro quarteirões do Bairro Pé-de-Plátano, região Centro-Oeste, que recebeu borrifação de inseticida com um drone cedido e operado pela UFSM durante o mutirão. 


Paralelo a isso, agentes do Município realizam, de forma permanente e diária, o atendimento à denúncias e a visitação a pontos estratégicos (PEs). Desde o começo do ano até o final de março foram realizadas mais de 10,4 mil visitas domiciliares e investigadas mais de 120 denúncias. 



*Com informações da prefeitura de Santa Maria.


Leia mais:




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Da transmissão ao teste: como funciona o processo de identificação de casos de dengue? Anterior

Da transmissão ao teste: como funciona o processo de identificação de casos de dengue?

Vacina contra o HPV passará a ser aplicada em dose única Próximo

Vacina contra o HPV passará a ser aplicada em dose única

Saúde