covid-19

Covax Facility: ministério anuncia antecipação de 2 milhões de doses de vacinas em maio

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)/

O Ministério da Saúde antecipou dois milhões de doses de vacinas Covid-19 pelo consórcio Covax Facility e, com isso, o Brasil irá receber, em maio, quatro milhões de doses do imunizante da AstraZeneca/Oxford. A informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo secretário-executivo, Rodrigo Cruz, após a 3ª reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, realizada no Palácio do Planalto nesta quarta-feira.

Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer nesta quinta-feira

- O nosso objetivo é vacinar a população brasileira de maneira mais célere possível - afirmou Queiroga.

8,3 mil idosos têm segunda dose da vacina adiada em Santa Maria

O Brasil possui 42,5 milhões de doses de vacinas acordadas com o consórcio global Covax Facility, coordenado pela Aliança Global de Vacinas (Gavi) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para facilitar o acesso de imunizantes contra a Covid-19 em todo o mundo. Em um primeiro momento, foram destinadas 9,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, fabricadas na Coreia do Sul - dessas, pouco mais de 1 milhão chegaram ao País em março. Outras quatro milhões de doses do mesmo imunizante estão previstas para o terceiro trimestre. Além disso, já estão destinadas ao Brasil 842 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que devem chegar até junho, também via Covax.

- O trabalho em conjunto do ministério com a OPAS resultou na antecipação de 2 milhões de doses que estão fazendo um total de 4 milhões de doses para maio e um total de 34,4 milhões de doses - projetou Cruz.

Além disso, nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde também receberá 1 milhão de doses da vacina da Pfizer, fruto do acordo direto com o laboratório, que prevê 100 milhões de doses até o fim de 2021.

* Com informações do Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Butantan inicia produção de vacina brasileira ainda sem teste em humanos

Próximo

Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Pfizer nesta quinta-feira

Saúde