saúde

Contrato do Hospital Regional é assinado, mas data para abertura é prorrogada

Thays Ceretta

Fotos: Charles Guerra (Diário)
Complexo até 240 leitos e a previsão é abrir o ambulatório em 30 dias

A novela sobre a abertura do Hospital Regional de Santa Maria teve mais um desfecho. Foi assinado hoje o contrato entre o governo do Estado e o Instituto de Cardiologia _ Fundação Universitária de Cardiologia do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini. A partir da assinatura, muitas questões começam a ser resolvidas. Uma delas é a limpeza externa que será feita pela prefeitura de Santa Maria. Além disso, as adequações e reparos internos, que serão realizados pelo gestor do complexo hospitalar que devem custar cerca de R$ 50 mil.

O primeiro setor a funcionar será o ambulatório especializado para pacientes com doenças crônicas (pessoas com diabetes e hipertensas), dando assim, apoio à rede básica de saúde. Uma nova data foi divulgada pelo Secretário Estadual de Saúde para a abertura, a previsão é que comece a funcionar em 30 dias, a contar da assinatura do contrato.

_ Nós temos etapas a serem cumpridas até que se abram as portas efetivamente do hospital, dentro de no máximo 30 dias deveremos estar com a sua primeira unidade já em funcionamento. Posteriormente, após a abertura deste primeiro ambulatório, teremos a abertura do ambulatório de reabilitação, este ambulatório será para atendimento de toda a região. Numa terceira etapa, estaremos abrindo a unidade de cuidados prolongados, que é uma unidade especial para dar sustentação a área de reabilitação_ explanou o Secretário Estadual de Saúde Francisco Paz.

Última semana para receber a dose da vacina contra a gripe

O Hospital Regional funcionará como referência regional e estadual, atendendo às demandas da 4ª Coordenaria de Saúde (4ª CRS), que abrange 32 municípios e cerca de 500 mil pessoas. A área total é de 20 mil metros quadrados, e na época a obra custou cerca de R$ 45 milhões da União.

_ Temos uma ótima notícia. Agora está consolidado o encaminhamento para a solução com a assinatura do contrato. O instituto de cardiologia tem tradição em gestão hospitalar, tem expertise, faz um trabalho de grande reconhecimento nacional e estadual. Os equipamentos ainda precisam ser comprados, a equipe vai ser contratada gradativamente. É o começo da retomada de Santa Maria na referência em saúde. Há 20 anos nós já fomos referência em saúde para todo sul do Brasil, infelizmente ao longo do tempo essa expressão foi se perdendo. Agora é gestão total do hospital, só não vai ter implantação do dia para noite. O instituto vai criar um CNPJ para funcionar como uma unidade autônoma gerida pelo instituto de cardiologia, até o final do ano devem ser contratadas de 600 a 800 pessoas_ completou o Secretário de Segurança Cezar Schirmer, ex-prefeito de Santa Maria.


ATENDIMENTO

O Hospital Regional será 100% SUS, terá 240 leitos incluindo UTI adulta, pediátrica e neonatal, mas abrirá de forma gradual. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, lembrou a longa trajetória de luta pela abertura do hospital. O projeto de construção iniciou em 2003, a obra começou em 2010 em terreno doado ao Estado pela Família Schons, mas a obra foi concluída em setembro de 2016 , ou seja, o prédio está fechado, sem receber pacientes há quase dois anos. De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, está sendo feita uma análise técnica para avaliar a implementação de mais paradas e linhas de ônibus.

_ Foi dado um dos passos mais importantes que foi depois de ter superado todas aquelas dúvidas jurídicas. Nós estamos tornando realidade um sonho que é de todo mundo, todos nós trabalhamos há muito tempo pelo Hospital Regional, quantas pessoas colocaram a mão. É mais que um sonho, nós estamos trazendo a verdade agora, mostrando a importância que Santa Maria tem como um polo regional de Saúde, esse hospital vai ser uma grande referência. Agora oficialmente o Instituto começa a fazer seus trabalhos, amanhã (hoje) já vem uma equipe para Santa Maria para ver a questão daqueles pequenos reparos internos, eu também já coloco a nossa equipe para a limpeza do pátio do hospital, além disso, está sendo feita uma avaliação técnica sobre as paradas e linhas de ônibus, o estudo ainda não está concluído _ ressaltou Pozzobom.

VÍDEO: prefeitura investiga confusão envolvendo a Guarda e acompanhante de paciente do PA do Patronato

Abertura ainda depende de equipamentos e de profissionais

A secretaria de Saúde não revelou detalhes sobre o valor e prazo para a aquisição de equipamentos. Sobre a contratação de profissionais, a assessoria de comunicação do Instituto de Cardiologia disse que será aberto o processo seletivo com análise de currículo pelo gestor, mas ainda não tem data prevista.

O anúncio será feito para a imprensa e nas redes sociais do órgão. O Regional não terá atendimentos de urgência e emergência. Os atendimentos serão encaminhados pela secretaria de Saúde de cada município. Já as internações pela Secretaria de Saúde do Estado.

A chave do prédio está com o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Roberto Schorn. Segundo ele, a abertura do ambulatório ajudará os pacientes no tratamento de doenças crônicas como diabete e hipertensão.

_ A maioria das pessoas que se internam tem esse tipo de problema, são pacientes mais propensos a internações hospitalares e que com o tratamento adequado podem reduzir essas internações. Hoje, as pessoas ficam internadas em hospitais da cidade, agora eles vão fazer o tratamento mais adequado, hoje o tratamento é na Unidade Básica de Saúde e muitas vezes as unidades não dão conta do atendimento. Estamos aguardando os próximos passos para entregar a chave para o instituto. Eles vão decidir quando e como vão fazer as adequações. A assinatura do contrato é um grande avanço, era o que nós todos esperávamos, aguardávamos ansiosamente _ explicou Schorn.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com superlotação, Husm restringe atendimentos no Pronto-Socorro Anterior

Com superlotação, Husm restringe atendimentos no Pronto-Socorro

Última semana para receber a dose da vacina contra a gripe Próximo

Última semana para receber a dose da vacina contra a gripe

Saúde