Reconhecimento

Conheça os dois projetos que irão representar Santa Maria na Mostra Brasil 2023

Cartilha desenvolvida por mestrado da UFN foi disponibilizada em unidades de saúde de Santa Maria em março deste ano Foto: Nathália Schneider (arquivo/Diário)

Dois projetos irão representar Santa Maria na Mostra Brasil 2023. A 18ª edição do evento ocorrerá de 16 a 19 de julho, durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO). “Desafio Campeões do Indicador: gamificação no alcance de metas na prevenção combinada do HIV/ISTs”, desenvolvida pela Política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria e "Qualificação da atenção Pré-natal no município de Santa Maria”, realizada pela Universidade Franciscana (UFN), fazem parte das 36 experiências no Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas na 1ª etapa do Mostra teu SUS 2023, promovida pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems RS). 

Seleção

Com o objetivo de valorizar e reconhecer a dedicação e o empenho de trabalhadores do SUS no Rio Grande do Sul, a Mostra teu SUS 2023 reúne experiências que levam saúde de qualidade a todos os lugares, superando desafios, adversidades e problemas históricos.

Este ano, o evento contou com 271 projetos inscritos, classificando 36 para a mostra nacional e 20 para a 2ª etapa da estadual. 

Projetos

Métodos de prevenção ao HIV e ISTs

Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos metodos de prevenção ao HIV e ISTs, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde tem investido em diversas estratégias. Os resultados fazem parte da experiência “Desafio Campeões do Indicador: gamificação no alcance de metas na prevenção combinada do HIV/ISTs”. Em entrevista ao Diário, a coordenadora da política HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais de Santa Maria, Márcia Rodrigues, falou sobre o projeto e a seleção para a próxima etapa:

– É resultado de ações que temos pensado enquanto gestão na Secretaria da Saúde e que tem sortido efeito. Então, a níveis estadual e nacional, esse reconhecimento é algo extremamente gratificante para nós e para as nossas equipes de Atenção Primária. 

A iniciativa proporcionou o aumento das testagens rápidas para o HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Dos 49.769 testes realizados em 2022, houve 730 diagnósticos precoces, que foram orientados sobre o tratamento. No projeto, o alcance do indicador do Pré-natal também é destacado. Em Santa Maria, a proporção de gestantes com exames para Sífilis e HIV foi de 82% em 2022, na avaliação do Programa Previne Brasil. Segundo Márcia, o momento é de preparação para a etapa nacional:

– As nossas expectativas são as melhores possíveis. Estamos nos empenhando junto das equipes para produzir um material bem legal para representar muito bem a nossa cidade. 

Cuidados com gestante e bebe

A segunda experiência selecionada é a "Qualificação da atenção Pré-natal no município de Santa Maria”, desenvolvida pela UFN em parceria com a Política Municipal de Saúde da Mulher. Conforme a professora e coordenadora do Mestrado em Saúde Materno Infantil da instituição, Dirce Backes, o projeto em questão foi contemplado em chamadas de instituições como CNPq e FAPERGS, no âmbito do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), sendo realizadas diversas reuniões com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria e gestores de âmbito da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

Ao longo dos três últimos anos, a equipe composta também por acadêmicos de iniciação científica e da Enfermagem da UFN desenvolveu duas edições de cursos de Pré-Natal, com 40 horas, para cerca de 200 profissionais da saúde. No âmbito do projeto, também

desenvolveu-se a Cartilha de orientações sobre Pré-natal, Parto e Pós-parto; desenvolveu-se os Fluxogramas que norteiam a atuação Pré-natal dos profissionais e o percurso da gestante – Pré-natal da Cátia; desenvolveu-se a Ferramenta APN: Software de apoio à tomada de decisão na gestão do Pré-natal; realizou-se dezenas de encontros de gestantes em Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria; prestou-se consultoria em unidades de saúde de municípios de interior; dinamizou-se o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Materno Infantil (GESTAR) da UFN, dentre outras atividades de ensino, pesquisa e inovação.

– A sensação é de enorme satisfação e reconhecimento. Verificar o projeto na lista final dos contemplados demonstra o valor da ciência, do trabalho colaborativo, da interface Universidade e serviços de saúde. É gratificante validar que o projeto impactou na vida das pessoas: alunos, profissionais de saúde, usuários de saúde e comunidade em geral – afirma Dirce. 

Para a Mostra Brasil, a coordenadora afirma que a ideia é continuar ampliando a visibilidade de trabalho desenvolvidos em Santa Maria:

– A expectativa é muito grande. Poder compartilhar a nossa experiência de sucesso local, em âmbito nacional é motivo de orgulho e reconhecimento para todos os envolvidos. Saber que a nossa cidade, a nossa universidade, os cursos de graduação e pós-graduação envolvidos já são uma referência em âmbito nacional, nos impulsiona a crescer e prospectar projetos cada vez mais avançados. 

Além da nacional, o projeto da UFN foi um dos 20 selecionados para a 2ª etapa do Mostra teu SUS, que ocorrerá de 31 de outubro a 1º de novembro, em Bento Gonçalves. A edição deve premiar as três experiências melhor pontuadas durante o 33º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems RS). O resultado será divulgado em 1º de novembro.  


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Infecção ou alergia? Médico orienta sobre os cuidados necessários a partir das constantes mudanças de temperatura Anterior

Infecção ou alergia? Médico orienta sobre os cuidados necessários a partir das constantes mudanças de temperatura

Santa Maria registra mais de 2 mil casos de dengue; 47 locais estão infectados Próximo

Santa Maria registra mais de 2 mil casos de dengue; 47 locais estão infectados

Saúde