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Como a restrição de testes do coronavírus no RS impacta na população

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A Vigilância em Saúde anunciou, nesta segunda-feira, que os testes do coronavírus no Rio Grande do Sul serão restritos aos pacientes com suspeita da doença que estejam em estado grave internados em hospitais, bem como para profissionais das áreas de saúde e segurança. Com isso, qualquer outra suspeita do Covid-19 em que o paciente não apresente quadro grave de saúde não será testado. 

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De acordo com o médico infectologista Thiego Cavalheiro, a medida é necessária porque não há insumos para todos:

- Na prática não muda nada para a população, porque mesmo quando o teste é feito e dá positivo, se a pessoa não estiver com um quadro grave, a recomendação segue a mesma: isolamento domiciliar durante 14 dias. Mas essa restrição faz muita diferença para quem está em estado grave, pois todos os insumos disponíveis serão direcionados para esses pacientes. Com o diagnóstico preciso o tratamento é direcionado, aumentando a chance de melhora - explica Cavalheiro. 

Segundo o médico e presidente da Associação Riograndense de Infectologia Alexandre Vargas Schwarzbold, pelo cenário atual da pandemia no Brasil a medida é necessária, mas com isso não será mais possível saber o número real epidemiológico. 

- Vamos ter uma estimativa dos números, mas só vamos ficar sabendo dos casos graves. Agora, é inevitável essa medida, mas fizemos tarde. Se tivéssemos importado mais testes, poderíamos testar muito mais gente e controlado antes - completa Schwarzbold.

Região já tem três casos confirmados de coronavírus

Quem apresentar sintomas da síndrome gripal (febre de início súbito - mais de 37,8ºC , junto com tosse ou dor de garganta e pelo menos um outro sintoma, como dor muscular, nas articulações ou de cabeça; nas crianças, o critério é febre e outro sinal respiratório, como tosse, coriza ou congestão nasal)  deve, preferencialmente, procurar ajuda por telefone. Veja abaixo:

Disque Covid, da UFSM

  • Telefone - (55) 3220-8500 e 3213-1800
  • Funcionamento - Das 7h às 19h, voltado à comunidade interna e externa. Todas as orientações serão repassadas por uma equipe de estudantes, colaboradores e profissionais de saúde treinados no Centro de Ciências da Saúde (CCS) 

Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria

  • Telefones - (55) 3220-0535 ou 0800516600
  • Funcionamento - É voltado, prioritariamente, para clientes Unimed. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas e, do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos

Esquadrão de Saúde, da Ala 4 

  • Telefone - (55) 99905-2949
  • Funcionamento - Serviço contará com orientações de médicos e profissionais que atendem no Esquadrão de Saúde da Ala 4, antiga Base Aérea, 24 horas. Canal é voltado apenas para o efetivo e dependentes 

Lauduz, consulta por videochamada

  • Funcionamento - O projeto, que está em funcionamento desde sábado, é sem fins lucrativos e totalmente gratuito à população apenas de Santa Maria, permitindo consulta médica por videochamada. Funciona 24 horas. Qualquer pessoa da cidade poderá usar o serviço, mas ele será destinado só para quem tiver sintomas de coronavírus (febre, coriza, tosse e, principalmente, dificuldade respiratória)   
  • Como solicitar uma videochamada - Para pedir uma consulta, basta entrar no site do projeto para fazer cadastro gratuito. Em seguida, a pessoa receberá senha pelo celular e terá de entrar novamente no site para iniciar a consulta por vídeo , que poderá ser feita por celular, notebook ou computador, desde que tenha câmera e internet. O paciente poderá usar a mesma senha para entrar em contato de novo e informar ao médico se teve outro sintoma e pedir novas orientações

Para tirar dúvidas

Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES)    

  • Telefone -150   
  • E-mail - disquevigilancia@saude. rs.gov.br
  • Funcionamento - De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h 

Disque Saúde, do SUS

  • Telefone -136   
  • Funcionamento - De segunda a sexta, 8h às 20h. Sábado, das 8h às 18h

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