Cerca de 500 pacientes aguardam leitos psiquiátricos no Estado

Atualmente, cerca de 500 pacientes aguardam leitos psiquiátricos no Estado. O índice representa uma redução de 28% em comparação com o último semestre. Os dados foram apresentados em um painel do 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), que ocorreu de 6 a 8 de agosto, em Gramado. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Um dos fatores que pode ter contribuido para o atual cenário é a redução do tempo de espera por um leito psiquiátrico, que ficou entre 48 a 72 horas. Para a diretora do Departamento de Regulação Estadual (DRE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Suelen Arduin, os dados mostram que a regulação hospitalar no Rio Grande do Sul tem avançado. 

Na ocasião, também foram apresentados dados sobre a regulação da primeira consulta especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre dezembro de 2023 e julho de 2025, o número de solicitações de consultas ambulatoriais aguardando avaliação médica caiu de 192.364 para 68.820, o que equivale uma redução de 64%. A fila de espera (total de pacientes aguardando consulta especializada) também tem apresentado redução. O plano é alcançar uma regulação em tempo real até o final de 2025. 

A ampliação do convênio com o TelessaúdeRS é um dos pontos que levou o Estado aos resultados acima, visto que a medida possibilitou o aumento da equipe de reguladores, a oferta de consultorias para especialidades mais sensíveis e com maior dificuldade de acesso, a qualificação de profissionais da atenção primária em todas as macrorregiões de Saúde do Estado e o aumento dos canais de comunicação com a equipe de regulação.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Termina neste domingo o prazo de inscrições de médicos no programa Agora Tem Especialistas Anterior

Termina neste domingo o prazo de inscrições de médicos no programa Agora Tem Especialistas

Uso de anabolizantes altera colesterol e aumenta risco de infarto Próximo

Uso de anabolizantes altera colesterol e aumenta risco de infarto

Saúde