Foto: Fernando Ramos/ Agência RBS
Mais uma vez a direção do hospital Casa de Saúde de Santa Maria não cumpriu o acordo com os profissionais terceirizados. A previsão era pagar os médicos da maternidade, que paralisaram os serviços há cerca de um mês, e também acertar o valor os profissionais das outras especialidades até quarta-feira, 30 de novembro, mas conforme o médico ginecologista e obstetra da maternidade Manoel Souza Júnior isso não aconteceu.
- Não pagaram nada, estamos esperando o retorno deles, vamos ver se vão falar algo, ficaram de dar um retorno. A maternidade vai ficar fechada, ainda mais agora que mais um prazo não foi cumprido, vamos esperar, não adianta. O sentimento é de frustração total, a gente se prepara, se reúne com a equipe e nada - desabafa o médico.
A maternidade está fechada desde o dia 1º de novembro em função dos salários atrasados. Ainda conforme o ginecologista e obstetra, o último pagamento para os profissionais da unidade foi no mês de julho.
Leia mais sobre o fechamento da maternidade da Casa de Saúde
Em uma assembleia do dia 14 de novembro, a direção do hospital apresentou oficialmente duas propostas aos médicos que não foram reveladas para o Diário. Uma delas para os profissionais da maternidade e outra para os médicos das demais especialidades, que também estão com os salários atrasados, mas não paralisaram as atividades. O valor da dívida com os 50 profissionais é de cerca de R$1,3 milhões.
O QUE DIZ A DIREÇÃO DO HOSPITAL
A diretora da Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas), irmã Ubaldina Souza e Silva, confirmou na sexta-feira que os salários não foram pagos no prazo estipulado:
- Nós estamos trabalhando com eles agora, estamos ainda em negociação, não tem prazo para dizer agora. Nós estamos trabalhando para chegar em um acordo. A maternidade continua fechada, e os outros serviços seguem funcionando normalmente. Não vai ter resposta hoje, isso é uma coisa muito complexa .