pandemia

Brasil bate recorde de novas mortes e total de óbitos passa de 30 mil

18.395

O Brasil confirmou 1.262 novas mortes por Covid-19 nesta terça-feira, um recorde, e ultrapassou a marca tétrica de 30 mil óbitos desde o início da pandemia. O recorde anterior era de 1.188 novas mortes em 21 de maio, dia em que o Brasil passou a marca de 20 mil óbitos. Ao todo, são 31.199 mortes e 555.383 casos confirmados - 28.936 novos casos registrados nas últimas 24 horas. Os dados são do Ministério da Saúde.

Região registra 483 casos confirmados de coronavírus

Segundo afirmou nesta terça-feira o diretor de doenças infecciosas da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Marcos Espinal, o crescimento constante de casos de coronavírus e mortes no Brasil é muito preocupante, e é difícil dizer que essa alta vai ser contida nas próximas semanas se não forem tomadas medidas de distanciamento e ampliada a capacidade de testes no país.

O governo Bolsonaro completou, nesta terça, 18 dias sem ministro da Saúde em meio à pandemia. O titular anterior da pasta, Nelson Teich, não completou um mês no cargo, depois de ter substituído Luiz Henrique Mandetta, demitido em 16 de abril.

RS tem 13 novos óbitos causados pelo coronavírus

A secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, protagonista nos trabalhos relacionados a doenças infecciosas, também está sem titular. A vaga que era de Wanderson de Oliveira, que deixou a pasta, entrou nas negociações de cargos do governo com parlamentares do centrão.

O Ministério da Saúde afirmou nesta terça que o governo federal já repassou a estados e municípios R$ 7,7 bilhões pra o enfrentamento da Covid-19. A pasta afirma que, até agora, conseguiu comprar e entregar 2.651 respiradores para as secretarias de Saúde do país. Os equipamentos chegaram a 22 estados. O número de equipamentos atende ao planejamento anunciado pelo governo para o mês de maio, mas quase 40% dos desses ventiladores (1.039) chegaram aos estados somente entre a última sexta-feira e esta segunda-feira.

Em abril, o governo Bolsonaro anunciou a compra de 14.100 respiradores, com entregas previstas para ocorrer a partir de maio e se estender por 90 dias. Questionado sobre os planos de entrega, Franco não quis dar detalhes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria chega a 210 casos confirmados de coronavírus

RS tem 13 novos óbitos causados pelo coronavírus Próximo

RS tem 13 novos óbitos causados pelo coronavírus

Saúde