outubro rosa

Atividade na Maringá fala de saúde da mulher e a importância de prevenção ao câncer de mama

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Durante a manhã deste sábado, foi realizada uma ação em prol ao outubro rosa na Escola Diácono João Luiz Pozzobon, na Vila Maringá. O evento intitulado "Direitos à Saúde da Mulher no Cotidiano", ocorreu das 9h30min ao meio-dia, com uma vasta programação. No local houve apresentações com a banda da Brigada Militar, roda de conversa sobre a prevenção e os cuidados à saúde da mulher, aferição de pressão e agendamento de mamografias, além de distribuição de brindes.

A realização foi da prefeitura de Santa Maria em conjunto com apoiadores. Segundo as organizadoras da ação deste sábado, Marli Aquino Rodrigues, do Lions Clube Santa Maria, e Rosane Nachtigall, servidora municipal, a proposta surgiu de um convite feito pela comunidade e pela Igreja Batista Nacional.

-  Nós trabalhamos o mês todo no outubro rosa, pois nosso foco é saúde e assim, organizamos todo o evento, desde a logística, do local, como seriam e as entidades envolvidas -, relata Marli Rodrigues.

Quem também esteve presente na ação foi a médica ginecologista e sexóloga Cida Brizola que comandou uma das palestras da manhã. Ela, que é do Conselho Municipal da Mulher e componente do Lions Clube Medianeira, relata que desenvolve um trabalho social onde sua carreira profissional também auxilia outras pessoas.

A médica relata que busca sempre se incluir em atividades como palestras sobre a prevenção de doenças em geral, no caso hoje, ela mediou uma roda de conversa com as mulheres presentes no evento para orientar sobre a doença.

- Hoje estamos fazendo um trabalho pela prevenção do câncer de mama e também no câncer geral da mulher. Mais como um empoderamento na busca do diagnóstico precoce, pois o diagnóstico precoce é o que evita que as pessoas tenham um bom acompanhamento e tratamento - explica Cida.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um dos responsáveis pela ação que aconteceu na escola. Durante todo ano é feito um planejamento, designado por um grupo de mulheres de 11 conselheiras ativas e 11 suplentes, que trabalham de maneira intensa. Esse planejamento varia de acordo com a temática de cada mês e de acordo com as necessidades das mulheres.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosane Brum Vargas, explica que o conselho tem um trabalho fundamental nesse projeto. Segundo ela, durante todo o mês é feito uma programação intensa de divulgação, de informação, rodas de conversa e palestras a respeito da saúde da mulher e da prevenção.

- Nós trabalhamos em prol das mulheres e para as mulheres. O conselho é uma instância demográfica onde procuramos fazer aquele controle social através daquele ponte com o executivo. Então, trabalhando pela necessidade das políticas as mulheres, em prol dessas políticas e nas suas escutas ativas -, enfatiza Rosane.

A ação contou com o apoio da Casa da Amizade; Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam); Liga Feminina de Combate ao Câncer; Lions Clube Santa Maria Medianeira; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Rotary Club Imembuí; Associação de Proteção e Defesa do Consumidor; Promotoria de Justiça; Patrulha Maria da Penha; Associação de Apoio e Pessoas com Câncer (Aapecan); IBN Maringá; Eu, nós e elas; UNISM - assistência jurídica; Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Duas escolas investigam possível surto de doença diarreica aguda em Santa Maria Anterior

Duas escolas investigam possível surto de doença diarreica aguda em Santa Maria

Próximo

Como se comunicar com habilidade é tema abordado no programa Faz Sentido deste domingo

Saúde