atendimento

Ambulatório oftalmológico e unidades de saúde abrem nesta sexta-feira em Santa Maria


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Atendimento de saúde abrirá normalmente nesta sexta

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria vão abrir normalmente nesta sexta, dia de ponto facultativo nos órgãos municipais. A medida foi adotada para manter o atendimento em meio ao surto de toxoplasmose no município. Os postos vão atender em horário normal os pacientes com sintomas da doença e, também, todos os demais casos relacionados à saúde.

No início deste mês, a adesão das unidades de saúde ao "feriadão" de 1º de maio gerou muita discussão entre os santa-marienses, uma vez que a cidade já enfrentava o surto de toxoplasmose. O ponto facultativo está previsto em decreto municipal. Outros locais, como os pronto-atendimentos do Patronato e da Tancredo Neves e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), também funcionam normalmente.

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

AMBULATÓRIO 
Está prevista para a tarde de hoje a abertura do ambulatório de oftalmologia especializado para atender pacientes positivados com toxoplasmose em Santa Maria. Os atendimentos vão ocorrer na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), no Bairro Perpétuo Socorro, junto ao Hospital Casa de Saúde.  

Segundo o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), Roberto Schorn, hoje serão feitos os primeiros agendamentos pela equipe do Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno, que ficará responsável pelos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, os dias e horários de funcionamento ainda não foram definidos. A princípio, o atendimento será feito em dois turnos (manhã e tarde), com cerca de 50 consultas diárias. Os casos serão encaminhados pela central de regulação do município, e 4ª CRS, que ficará responsável, junto ao Hospital São Roque, de disponibilizar as vagas.

Quem está com toxoplasmose pode receber vacina da gripe

BOLETIM 
Deve ser divulgado nesta sexta, pelo Laboratório de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) um novo boletim com os números atualizados da toxoplasmose. O horário não foi definido. Conforme o último relatório, apresentado na última sexta-feira, já são 847 casos notificados, dos quais 605 são suspeitos e, entre esses, 271 foram confirmados com a doença em Santa Maria. Com relação às gestantes, são 24 casos positivos, e outros 89 estão sob investigação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apenas 32% das crianças que devem ser imunizadas tomaram a vacina da gripe Anterior

Apenas 32% das crianças que devem ser imunizadas tomaram a vacina da gripe

Quem está com toxoplasmose pode receber vacina da gripe Próximo

Quem está com toxoplasmose pode receber vacina da gripe

Saúde