Vacinação

70% da população em geral do RS já recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)/

Até a última quinta-feira, sete em cada dez pessoas haviam completado a imunização contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul. De acordo com o Painel de Acompanhamento Vacinal da Secretaria da Saúde, 70% da população em geral no Estado recebeu a segunda dose da vacina. O percentual considera que 87% é da população adulta e 82% da população vacinável - que inclui adolescentes.

Embora o número de adultos vacinados com a primeira dose chegue a 95,7% e se mantenha acima daqueles com o esquema vacinal completo, a distância entre os dois grupos foi reduzida. No dia 9 de novembro, eram 95,1% gaúchos com a dose inicial contra 82,8% com a segunda. Em apenas um mês, a diferença entre os dois grupos caiu de 12,3% para 8,7%.

Musical que une clássicos infantis com a cultura gaúcha ocorre neste sábado

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Rio Grande do Sul, apoiou nos últimos dias, estratégias para incentivar as pessoas que ainda não haviam recebido a segunda dose a buscarem a aplicação. O esforço incluiu a realização de uma sondagem entre os municípios para conhecer sugestões de como incrementar a imunização e a oferta da vacina em locais e horários alternativos.

Em novembro, a SES, por meio de um levantamento, concluiu que 92% dos óbitos por Covid no Rio Grande do Sul estão na faixa etária de 39 anos e ocorrem em pessoas sem o esquema vacinal completo. Já em idosos, 99% das mortes por Covid-19 foram de pessoas sem a vacinação de reforço. A coleta dos dados serve para alertar para que a população continue buscando o esquema básico de duas doses e para que as pessoas acima de 60 anos busquem a terceira.

No Theatro Treze de Maio, banda santa-mariense anima com a mistura de rock, heavy metal e pop

Já em adolescentes, a primeira dose chega a 81,8%. Os jovens de 12 e 17, caracterizam 30,7% de vacinados com a segunda dose. No entanto, o grupo foi o último a começar a ser imunizado, sendo apenas adolescentes com alguma comorbidade tendo recebido a primeira dose em julho e os demais, a partir de setembro. Isso faz com que os percentuais sejam mais baixos do que entre a população em geral e no caso da primeira dose, são 81,8% de vacinados.

* Informações da Secretaria da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dose reforço para quem tomou Janssen começa a ser aplicada esta semana

Próximo

Fila para garantir a dose de reforço na Policlínica José Erasmo Crossetti

Saúde