internações

58% dos internados em UTI em Santa Maria tem confirmação para Covid-19

Leonardo Catto

Matéria atualizada em 26 de fevereiro de 2021 às 19h30min

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um novo boletim de observação da Covid-19 nesta sexta-feira. Os dados demonstram o agravamento da pandemia em todo o país, já que as unidades de tratamento intensivo de 13 Estados estão com o pior nível de ocupação desde a chegada do coronavírus. A proporção de leitos ocupados passou de 80% em 12 estados e no Distrito Federal. E 17 das 27 capitais do país também estão com percentual nesse patamar, chamado de "zona de alerta crítica" pelos pesquisadores. Em Santa Maria, a ocupação de UTIs está em 86,6% segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Entre os 117 pacientes internados na cidade, 68 têm confirmação para a Covid-19.

Com denúncias de descumprimento de lockdown, Tupanciretã reforça fiscalização

Esse dado faz com que as unidades intensivas da cidade tenham 58% de seus pacientes infectados pelo coronavírus. Outros 4,4% - que são seis pacientes, na atualização da tarde de sexta-feira - tem suspeita de infecção.

O hospital público com situação mais crítica é o Regional. São 26 dos 30 leitos intensivos ocupados. Outros 33 pacientes ocupam leitos clínicos, que são 40 ao todo. As internações são todas para Covid-19 na instituição.

Rio Grande do Sul confirma mais 77 mortes por coronavírus

Responsável pelo atendimento intensivo Covid da rede privada, o Hospital de Caridade tem 93,3% das UTIs ocupadas (56 dos 60). Dos 56, 29 tem confirmação para o coronavírus. Os leitos clínicos são 52, e apenas um estava livre.

Centro tem filas no último dia de serviços não essenciais antes da bandeira preta

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) teve cinco novos leitos de UTI abertos nesta sexta. O total foi para 34, dos quais 25 (73,5%) estão ocupados. Entre os 25 internados, 12 tem a confirmação para a Covid-19.

Com a transferência das unidades intensivas para o prédio da Central de UTIs, novos leitos clínicos para Covid-19 foram abertos. O total é 20, e cinco estão em uso.

Provas presenciais do Politécnico e Ctism são adiadas

O painel de monitoramento da SES acusa para a superlotação do Hospital da Brigada Militar, que tem leitos clínicos exclusivos para Covid-19. Conforme tenente-coronel Gelsa Frazzon, diretora da instituição, são sete pacientes lá internados. Entretanto, o painel indicava seis leitos. A informação ainda não foi atualizada, mas segundo a tenente-coronel, o número foi ampliado para 13. Às 19h, a informação já estava atualizada.

- Caso piore, estudamos a ampliação, mas por enquanto é o que nós temos. Ainda organizamos os quartos sobre essa possibilidade - explica Gelsa sobre a ampliação.

A medida segue a linha da fase 4 do Plano de Contingência Hospitalar do Estado. Nesta etapa, o planejamento indica, além da suspensão de cirurgias eletivas, a instalação de leitos em áreas como salas de recuperação e UTIs intermediárias.

Governo discute se vai permitir Copa do Brasil e Gauchão

A Fiocruz também apontou que o Brasil registrou um recorde de mortes diárias pela Covid-19 na quinta-feira. Foram 1.148 mortes. Foi o segundo dia consecutivo de recorde, já que, na quarta, houve 1.123 óbitos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital São Francisco de Assis tem apenas cirurgias urgentes em bandeira preta Anterior

Hospital São Francisco de Assis tem apenas cirurgias urgentes em bandeira preta

Com denúncias de descumprimento de lockdown, Tupanciretã reforça fiscalização Próximo

Com denúncias de descumprimento de lockdown, Tupanciretã reforça fiscalização

Saúde