tecnologia

VÍDEO: veja como funciona o serviço de emergência da Brigada Militar em Santa Maria

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

O serviço de emergência da Brigada Militar (BM), o 190, de Santa Maria, que funciona junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tem trabalhado com a tecnologia, tanto para diminuir o tempo de resposta entre a ligação e o atendimento de ocorrências quanto para atuar no pré e pós-crime. O Diário acompanhou um turno de trabalho dos policiais militares para entender essa rotina.

Além de 800 câmeras de monitoramento da cidade, disponíveis no Ciosp, a BM conta, ainda, com 22 câmeras do governo do Estado, instaladas em pontos estratégicos, escolhidos pelos policiais.


De acordo com o comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Cleberson Braida Bastianello, o cercamento eletrônico - ferramenta que utiliza câmera em pontos estratégicos com a finalidade de prevenir crimes, como furtos e roubos de carros e estabelecimentos - e a utilização da tecnologia fizeram com que o retorno para a comunidade pudesse ser feito com mais agilidade:

- Nós sabemos que a pessoa que está do outro lado da linha telefônica tem urgência. E um segundo a mais é uma eternidade para quem espera.

Em uma rede interligada entre os atendentes do 190 e os rádio operadores, o uso da tecnologia faz com que o processo de comunicação com o efetivo, que está em patrulhamento, seja mais eficaz. Os atendentes do 190 dispõem de um sistema chamado Central de Atendimento e Despacho (CAD), responsável por armazenar as informações da ocorrência. A partir do tipo do registro, o sistema automaticamente sinaliza, através de cores, o grau de emergência em cada situação.

Tempo chuvoso deve seguir nesta segunda-feira em Santa Maria

Através do CAD os operadores do rádio recebem as informações e fazem o despacho de cada ocorrência para as viaturas que estão nas ruas.

Para que a emergência seja sanada rapidamente, todas as viaturas têm Sistema de Posicionamento Global, o conhecido GPS, que faz com que a equipe que está na sala de operações possa direcionar o carro mais próximo até o local do fato, fazendo com que o tempo entre a ligação e a chegada da BM seja o menor possível.

- Recebemos as pessoas no calor da emoção do fato. Tentamos acalmá-las e mantê-las tranquilas para extrair o máximo de informações - conta a soldado Glaucia Pereira, que trabalha no 190.

Escolas aguardam posição da prefeitura para decidir se voltam com aulas presenciais

Esse sistema permite que haja maior controle do efetivo, como se uma viatura está em deslocamento, se está em atendimento ou se já está finalizando o trabalho na delegacia. O que faz com que os rádio operadores saibam exatamente o que tem à disposição. O detalhamento da trajetória do carro, durante cada turno, também é acompanhado da sala de operações, registrando tanto as paradas para atendimento quanto pausas.

Segundo a BM, uma média de 40% das ligações é trote. As falsas chamadas também são detectadas com o uso do cercamento eletrônico.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário)

CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA LIDERAM CHAMADOS NOS FINAIS DE SEMANA
Divididos em turnos, a média de atendimento de chamadas da Brigada Militar, em dias de semana, é de mais de 450. Nos finais de semana, esse número aumenta, podendo passar de 600 ligações recebidas.  

BM dispersa aglomeração com quase 50 pessoas no interior de São Francisco de Assis

De acordo com a BM, durante a pandemia, as ocorrências de violência doméstica aumentaram, tendo o maior número de quinta a domingo. Ocorrências de inspeção no local - que é a averiguação de uma denúncia - e de perturbação do sossego público também estão entre as mais atendidas nos finais de semana.

REGIÃO
Conforme o tenente-coronel Bastianello, para auxiliar nas ações, 19 municípios da Região Central também serão beneficiados com a tecnologia:

- A ideia é que, em breve, o sistema de videomonitoramento dessas cidades estejam espelhados aqui conosco, para que nós possamos acessar as imagens.

A interligação das câmeras possibilitará que no momento da ocorrência, mesmo a quilômetros do Ciosp, o policial de plantão possa fazer o redirecionamento da viatura para o local correto do crime.

O que diz a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria

CIOSP
Localizado na Avenida Medianeira, o Ciosp agrega várias instituições não havendo subordinação entre os órgãos. Já integram o local, o serviço de atendimento da Brigada Militar, uma equipe da Guarda Municipal e, em breve, também terá um representante do Corpo de Bombeiros - ainda sem previsão - e será a sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) a partir do dia 16 de setembro.

  • Brigada Militar - 190
  • Guarda Municipal - 153
  • Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento - 3221-2809

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Funcionário é preso em flagrante furtando combustível de empresa em Santa Maria

Próximo

Jovem é detido após assaltar farmácia em Santa Maria

Polícia/Segurança