Sísifo

VÍDEO: Operação prende 27 integrantes de quadrilha investigada por tráfico de drogas na região

da redação

Fotos: Polícia Civil (Divulgação)

Pelo menos 27 pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira durante a Operação Sísifo, que desarticulou uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas na Região Central. A ação, denominada Sísifo, acontece em Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Santa Maria e Novo Hamburgo

De acordo com o delegado Adriano Rossi, titular da Delegacia de Polícia de Tupanciretã, o esquema começou a ser investigado em maio deste ano e descobriu que o grupo, além de ser ligado ao tráfico, também é suspeito de diversos furtos, roubos e receptações na região.

O esquema funcionaria a partir do fornecimento da droga na Região Metropolitana, em Novo Hamburgo, e seria distribuída em Tupanciretã - onde estaria o casal que comandava a quadrilha -, Júlio de Castilhos e Nova Palma. 

- Durante a investigação, também percebemos a vinculação com os presos do presídio de Júlio e com um traficante que está preso na Pesm (Penitenciária Estadual de Santa Maria) e controlava uma "boca" em Tupanciretã, fechada em outubro - comenta Rossi. 

A operação cumpriu 61 ordens judiciais. Até o momento, foram 24 prisões preventivas - uma em Novo Hamburgo, uma em Nova Palma, uma na Pesm, 11 em Júlio de Castilhos, 10 em Tupanciretã - e três prisões em flagrante em Tupanciretã - uma por receptação de um furto de veneno ocorrido nesta semana no município e outras duas por tráfico de drogas.

Durante a ação, também foram apreendidas drogas, uma arma de fogo e dinheiro.


OPERAÇÃO SÍSIFO  
O nome da operação faz menção ao Mito de Sísifo. Na mitologia grega, Sísifo foi condenado pelos deuses a carregar uma pedra de mármore até o topo de uma montanha. Toda vez que ele chegava no topo, a pedra rolava, e ele precisava repetir todo o trabalho eternamente.   

- Nos dias atuais, isso quer dizer aquele trabalho árduo que resulta em nada e ilustra o tráfico de drogas atualmente. O sujeito tem um trabalho, consegue vender, consegue adquirir dinheiro, e vem a Polícia Civil desarticulando esse esquema, prendendo e combatendo o crime de tráfico de drogas. Hoje podemos dizer que o tráfico de drogas é um Sísifo dos dias atuais - explica o delegado. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após confessar que matou bancária por ciúmes, marido é condenado à prisão Anterior

Após confessar que matou bancária por ciúmes, marido é condenado à prisão

Trio é preso após ser flagrado dentro de carro furtado em Santa Maria Próximo

Trio é preso após ser flagrado dentro de carro furtado em Santa Maria

Polícia/Segurança