O suspeito do
assassinato de Gustavo Medeiros, 28 anos, foi preso em Santiago na noite desta quinta-feira. Leones Albaces Oliveira Dal'Osto, 58 anos, é dono de uma imobiliária em Jaguari, município no qual ocorreu o crime.
Na tarde de quarta-feira, ele teria ido até a prefeitura de Jaguari, no qual a vitima exercia a função de assessor da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto. Ao chegar a sala, Dal'Osto teria disparado pelo menos cinco tiros contra Medeiros, que foi atingido pelas costas. Após o ato, Dal'Osto fugiu.
A polícia pediu a prisão preventiva do suspeito, para entender a motivação do crime. No início da noite desta quinta-feira, Dal'Osto se apresentou na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) em Santiago, acompanha de um advogado. Conforme a delegada Elisandra Mattoso Batista, responsável pelas investigações, por ser militar reformado, o suspeito será conduzido para prisão em unidade do Exército, onde ficará a disposição da Justiça.
A delegada tem 30 dias para concluir as investigações sobre a motivação do crime, encaminhando posteriormente o inquérito ao Ministério Público e Poder Judiciário. A Polícia Civil trata o crime como homicídio qualificado, pela impossibilidade de defesa da vítima.
Guga, como era conhecido, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta de 23h de quarta-feira no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria.
À CDN, o
prefeito de Jaguari, Roberto Carlos Turchiello, falou sobre o crime. Ele acredita que o homicídio teve motivação particular, uma vez que Medeiros também atuava no ramo contábil e imobiliário. O prefeito informou que o assassino chegou na prefeitura e pediu para falar com Medeiros, e foi levado até onde o assessor trabalhava.
- Ele foi até lá e efetuou os disparos. Não foi uma motivação por serviços públicos e, sim, por questões particulares. Foi chocante por ser dentro de uma repartição pública e onde haviam mais pessoas trabalhando - relatou Turchiello.
TESTEMUNHAS
Pelo menos três pessoas teriam testemunhado o assassinato. Uma delas foi uma recepcionista da Secretaria de Educação, que fica na Rua Marechal Floriano, no Centro. Segundo apurado pelo Bei, Dal'Osto chegou na secretaria e pediu para falar com Medeiros. A recepcionista informou que o assessor trabalhava no prédio da Secretaria de Turismo, a cerca de 20 metros de distância, e o acompanhou até o local.
Na sala, além de Medeiros, havia mais dois servidores municipais. Quando chegou no local, o suspeito teria dito que já planejava o crime.
- Falei que ia te matar - teria falado antes de começar a atirar.
REPERCUSSÃO
Pouco antes das 9h desta quinta, a prefeitura postou em suas redes sociais uma nota de pesar lamentando a morte do servidor. "Rogamos a Deus que conforte seus familiares e amigos, dando-lhes forças para suportar a ausência de uma pessoa amável", diz a nota.
Nas redes sociais, colegas de trabalhos, amigos e clientes enviavam mensagens de pesar e se mostraram chocados com a brutalidade do crime. O corpo de Medeiros foi velado na Funerária Santa Clara. O sepultamento ocorreu às 17h desta quinta-feira no Cemitério Municipal de Jaguari.
Assessor da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto de Jaguari, Gustavo Medeiros atuava coordenando eventos esportivos no município de pouco mais de 10 mil habitantes, no Vale do Jaguari. Também era corretor de imóveis, sendo sócio-proprietário da empresa Ugulini Contabilidade e Imóveis.
O jovem era solteiro. A morte brutal chocou os moradores de Jaguari. Nas redes sociais, diversos amigos lamentaram o crime e pediram justiça para o caso:
- "Inacreditável! Vai em paz meu irmão, que deus te conforte com um abraço tão forte quanto os teus! Tu sempre será lembrado por todos nós!" - Augusto Souza Delevati
- "Meus sentimentos filho. Amigos de verdade são poucos, e quando os perdemos a dor e imensa" - escreveu a amiga Rosani Hauschild Zoche
- Descansa em paz meu amigo, tu foi e sempre será em nossa memória uma pessoa sensacional. Não tem palavras que conforte e tire essa dor e revolta que estamos sentindo! - Renata Oliveira