Uma professora de 56 anos foi indiciada por crime de racismo após conclusão de inquérito da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A investigação apurou a denúncia registrada no dia 12 de maio pela mãe de um adolescente de 14 anos, aluno de uma escola pública estadual localizada na região oeste de Santa Maria. Segundo o relato da mãe ao Diário, o desentendimento entre o estudante e a professora ocorreu dentro da sala de aula, quando a docente teria se referido ao aluno com a expressão "nego feio".
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Durante a apuração, seis testemunhas foram ouvidas e confirmaram a versão da vítima, apontando que a frase teria sido dita após o aluno ter desrespeitado a professora com gestos e ofensas verbais, além de não escutar e contestar seus comandos na sala de aula.
A educadora negou as acusações e optou por não registrar ocorrência contra o adolescente pelo ato infracional de injúria.
Com base nos elementos reunidos, a delegada Luiza Sousa, titular da DPCA, indiciou a professora por discriminação racial.
O inquérito foi encaminhado à Justiça, que agora deve analisar o caso.